Muitos utilizam-nos diariamente, seja em centros comerciais, numa ida à padaria ou até para embalar alimentos. O plástico, mais especificamente os sacos, é uma das maiores fontes de poluição dos oceanos, sendo que demora entre 100 e 500 anos a degradar-se totalmente.



Foi com o objetivo de consciencializar sobre a utilização deste material que nasceu o Dia Internacional sem Sacos de Plástico, dia 3 de julho.


É verdade que muitas famílias ainda optam pelos sacos de plástico e o ponto de partida para a mudança está em pensar em outras alternativas mais sustentáveis e fazer efetivamente essa troca. O ambiente depende das nossas escolhas, sejam elas mais sustentáveis ou não, e é importante cuidarmos daquela que é casa de todos.


A pensar também no planeta, a Quercus lançou um apelo a todos os portugueses para que reduzam a utilização dos sacos de plástico, optando por materiais reutilizáveis no dia-a-dia.


Na altura em que muitos supermercados foram obrigados a instituir uma taxa por cada saco de plástico, verificou-se uma forte mudança de hábitos dos portugueses, que levou à redução de 50% no consumo deste tipo de material.


“Ainda assim é necessário não descuidar este hábito, reutilizando ainda mais os sacos e optando por adquirir, apenas quando estritamente necessário, aqueles que incorporem ou sejam 100% compostos por plástico reciclado” afirmou a associação, em comunicado.


Esta é a prova de que conseguimos fazer a diferença. Pensa neste dia como um incentivo para a mudança, que pode passar por atitudes tão simples como escolher utilizar sacos de pano ou papel em vez dos habituais de plástico.



Podes pensar que é apenas um gesto singular, mas no final do dia vai contribuir para a mudança que é cada vez mais urgente.