O que muitos não davam para estar agora com amigos a comer uma bela fatia de pizza! De entre todos os sabores disponíveis, os cheiros, e a massa mais fina ou mais grossa, a verdade é que a pizza junta, como tantas outras iguarias, pessoas à mesa que gostam realmente de saborear e deliciar-se com esta refeição.



Muitos amantes da pizza consomem-na por gostarem da sua composição e sabor, mas poucos imaginam os segredos que ela esconde. Em jeito de celebração do Dia Mundial da Pizza, assinalado esta sexta-feira, não há nada melhor do que conhecer aquela que nos faz tantas vezes salivar por mais uma fatia!


1. A pizza Margherita tem nome de rainha

O dia da pizza é conhecido desde 1889, depois de o rei Humberto I e a rainha Margherita a terem provado pela primeira vez. A pizza dada a provar aos reis foi feita por Rafaelle Esposito, em Nápoles, Itália – a cidade em que, ao que parece, surgiu a primeira pizza redonda. Os ingredientes utilizados lembravam a bandeira italiana e, dada a referência e os elogios dos reis, uma das pizzas mais conhecidas ganhou o nome da rainha – a pizza Margherita.




2. Existe um manual da verdadeira pizza

Os italianos criaram um manual de instruções para a confeção da verdadeira pizza. Em 1984, foi fundada a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana por vários “pizzaioulos”, que, através do manual, conseguiram preservar a receita original. Dadas as invenções constantes, mudanças de sabores e maneiras de confeção de pizza que acontecem em todo o mundo, os italianos conseguiram preservar a verdadeira essência da pizza através desta associação e do manual.


3. A maior pizza do mundo

Poderia ter sido de Itália, mas o recorde da maior pizza do mundo é dos Estados Unidos. Aconteceu em 2017 quando mais de 100 fabricantes de pizza se juntaram e durante mais de 54 horas criaram a pizza mais longa do mundo.


4. O país que mais consome pizza não é Itália

São muitos os habitantes de vários países que consomem pizza diariamente. Ao contrário daquilo que se pensa, o país em que os habitantes mais comem pizza por pessoa é a Noruega, estando os Estados Unidos em 2.º lugar nesta lista.




5. É património cultural imaterial da humanidade

A arte de fazer pizza foi considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2017. O trabalho do conhecido “pizzaioulo” napolitano envolve várias fases, desde a preparação da massa, à utilização de um forno a lenha e até ao atirar ao ar a massa. Esta distinção é o grande reconhecimento do trabalho que estes profissionais desempenham diariamente para nos servir a melhor pizza possível.


Desde o seu aparecimento, a receita da pizza sofreu várias alterações para apurar sabores e cheiros. Parece que cada pizzaria espalhada pelo mundo tem o seu segredo e receita para se diferenciarem e para darem a conhecer novas combinações, que tanto são apreciadas pelos amantes de pizza!


Neste dia que celebra a pizza, não penses na dieta e delicia-te com a fatia da tua preferida!