Colar gera controvérsia. Quantos significados tem este símbolo?

A LOJA ONLINE SHEIN PEDIU DESCULPA E DIZ QUE O SÍMBOLO DO COLAR NÃO ESTÁ ASSOCIADO AO NAZISMO

Jéssica Santos


A Shein é uma loja online chinesa, conhecida por vender roupa e acessórios a preços reduzidos. No entanto, a marca tem sido o tema do momento não pela roupa, mas sim por um acessório em particular: um fio com um símbolo suástico.



O caso gerou polémica nas redes sociais e levou a loja online a fazer um pedido de desculpas.



A marca refere, em comunicado, que o fio representava um pendente budista, e que não estava relacionado com o nazismo.


A cruz suástica carrega uma memória atroz que marcou o século XX pelos acontecimentos ocorridos na Alemanha nazi. A verdade é que este símbolo já teve múltiplos significados ao longo do tempo.


Os diferentes significados deste símbolo

Alguns estudos mostram que este símbolo, também conhecido por “cruz gamada”, apareceu há mais de 3000 anos em algumas moedas utilizadas na antiga Mesopotâmia. Além disso, diversas outras antigas civilizações – como os índios navajos e os maias – também registaram este símbolo em artefactos da sua cultura material.
No entanto, o primeiro significado desta cruz surgiu entre os praticantes do hinduísmo.
Em sânscrito, uma língua ancestral do Nepal e da Índia, a palavra "suástica" significa “aquilo que traz sorte”. Na China, esta cruz era usada para representar o número 10.000; na maçonaria era utilizada como meio de representação de uma constelação próxima da estrela Ursa Maior.

Apesar de ter tantos significados, o símbolo suástico ficou fortemente conhecido por representar o nazismo.
A associação entre a suástica e o nazismo foi feita pelo poeta alemão Guido List que sugeriu o uso do símbolo como síntese do orgulho nacionalista alemão e o repúdio ao povo judeu.

Este fio, aqui em questão, gerou polémica pelo seu significado mais recente: o do nazismo. No entanto, o símbolo do pendente apresenta uma disposição diferente da cruz suástica nazi, que tem o sentido dos ponteiros do relógio e uma inclinação de 45 graus. As suásticas budistas são inclinadas para o lado oposto.

  • Partilha:

Top