Greta Thunberg vence Prémio Gulbenkian no valor de 1 milhão de euros

ESTA É A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÉMIO GULBENKIAN PARA A HUMANIDADE

Jéssica Santos
Ana Margarida Oliveira


Greta Thunberg, de 17 anos, venceu hoje o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de um milhão de euros.


Esta é a primeira edição do prémio que visa distinguir "pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacto". As alterações climáticas foram o tema escolhido para a estreia desta distinção, com Greta Thunberg a representar a causa.



A jovem ativista sueca já agradeceu o prémio e vai doar o dinheiro a diferentes organizações e projetos que lutam contra a crise climática.


Greta Thunberg tornou-se conhecida depois de, em 2018, ter faltado às aulas e ter ido para a porta do Parlamento da Suécia em defesa do clima. Nesse dia estava sozinha com um cartaz que dizia, em sueco, "greve escolar pelo clima". Todas as sexta-feiras, Greta Thunberg ia para ao pé do Parlamento sueco. A jovem exigia que os políticos agissem em defesa do ambiente.



A voz de Greta acabou por chegar ao resto do mundo. A jovem participou em várias cimeiras sobre as alterações climáticas, em vários países e também esteve em Portugal, no ano passado, a convite da comissão parlamentar de Ambiente da Assembleia da República.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Penélope Cruz e Javier Bardem ...Penélope Cruz e Javier Bardem estão no Algarve!PENÉLOPE CRUZ E JAVIER BARDEM ESTÃO MAIS UMA VEZ DE FÉRIAS NO ALGARVE E CELEBRAM UMA DATA ESPECIALmaisHá música ao vivo na esplanada...Há música ao vivo na esplanada da RFM. É o Sem Palheta Drive In!OS D.A.M.A. FORAM OS PRIMEIROS DE UMA SÉRIE DE CONCERTOS DRIVE IN NA ESPLANADA DA RFM E FOI UM ENORME SUCESSO.maisComo a perceção do corpo “idea...Como a perceção do corpo “ideal” tem mudado ao longo dos temposA PRIMEIRA REPRESENTAÇÃO DO CORPO DA MULHER SURGIU COM AS ESTÁTUAS DE VÉNUS, HÁ MAIS DE 25 MIL ANOSmaisDepois da saída “abrupta”, Cri...Depois da saída “abrupta”, Cristina justifica-se.Cristina Ferreira abandonou a SIC após uma decisão unilateral e surpreendente. Agora explica-se nas redes sociais. “Era preciso reconstruir paredes que tinham caído. Ninguém gosta de ver a casa da mãe a cair. E a filha volta para trabalhar.”maisSerra da Estrela é agora um Ge...Serra da Estrela é agora um Geopark Mundial da UNESCOA SERRA DA ESTRELA JUNTA-SE ASSIM AOS GEOPARQUES DOS AÇORES, AROUCA, NATURTEJO DA MESETA MERIDIONAL E TERRAS DE CAVALEIROSmaisNinguém ficou indiferente ao R...Ninguém ficou indiferente ao RFM SUMMER HITS WEEKENDDURANTE TRÊS DIAS, O RFM SUMMER HITS WEEKEND PASSOU AS MÚSICAS QUE FIZERAM PARTE DOS TEUS VERÕESmaisÉ o que mais ganha no Instagra...É o que mais ganha no Instagram: chega a receber 800 mil euros por publicaçãoDWAYNE JOHNSON É ATOR E DESTRONOU KYLIE JENNER QUE PASSA PARA SEGUNDO LUGAR NESTE RANKING DOS MAIS BEM PAGOS NO INSTAGRAMmaisModelo de 56 anos impressiona ...Modelo de 56 anos impressiona na capa da “Sports Illustrated”KATHY JACOBS TEM 56 ANOS E QUER MOSTRAR QUE A IDADE É BELEZAmaisPresidente da Câmara de Cascai...Presidente da Câmara de Cascais felicita a RFM!O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CASCAIS, CARLOS CARREIRAS, DEU OS PARABÉNS À RFM PELA FORMA COMO FEZ RÁDIO DURANTE O CONFINAMENTOmais
Top