O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu há dias que o levantamento do estado de calamidade poderia acontecer ainda esta semana.


Agora, chegou a confirmação oficial do Governo, que decretou, esta quinta-feira, o levantamento do estado de calamidade nas 19 freguesias dos concelhos de Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Sintra. Desta forma, estas zonas vão passar para o estado de contingência, à semelhança da Área Metropolitana de Lisboa, enquanto o resto do país se mantém em estado de alerta.


Mas, este levantamento não indica o fim das restrições nestas zonas.


Tudo aquilo que se mantém é:


- As lojas vão continuar a encerrar às 8h da noite.


- Os supermercados mantêm-se abertos até às 10h da noite.


- A venda de bebidas alcoólicas só é permitada até às 8h da noite.



- O consumo de bebidas alcoólicas na via pública continua a ser proibido.


- Os ajuntamentos estão limitados a 10 pessoas.


Para além das medidas que se mantêm, o Governo decretou novas ordens para os restaurantes, discotecas, feiras e mercados, atividades desportivas e aeroportos.


- Os restaurantes passam a poder receber clientes até à meia-noite, fechando à 1h da manhã.



- As discotecas e os bares vão ser obrigados a fechar às 8h da noite na Área Metropolitana de Lisboa, e à 1h da manhã no resto do país.


- As feiras e os mercado vão poder voltar a acontecer, na Área Metropolitana de Lisboa, desde que o funcionamento seja aprovado pelas respetivas autarquias.


- A prática de atividades físicas, que ainda estavam encerradas, vai voltar a ser permitida através da definição de regras específicas. Em contexto de treino e competitivo, as atividades desportivas podem ser realizadas sem público.


- Os viajantes da União Europeia, Noruega, Islândia, Suíça e outros países, que não sejam considerados de risco, vão poder circular livremente nos aeroportos portugueses. Nestes casos, os viajantes vão ser apenas sujeitos ao controlo de temperatura.


As alterações entram em vigor a partir do dia 1 de agosto e mantêm-se até às 23:59h do dia 14 de agosto pelo que, nesse dia, a situação da Área Metropolitana de Lisboa vai ser reavaliada.


Para além destas novas medidas e daquelas que se mantêm, não descures o uso da máscara, que continua a ser obrigatório, bem como o respeito pelas regras de distanciamento social e de etiqueta respiratória.