Lisboa sai do estado de calamidade: vê o que vai mudar

FOI DECRETADO O LEVANTAMENTO DO ESTADO DE CALAMIDADE NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA, ONDE SE VÃO MANTER AS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO

Madalena Costa


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu há dias que o levantamento do estado de calamidade poderia acontecer ainda esta semana.


Agora, chegou a confirmação oficial do Governo, que decretou, esta quinta-feira, o levantamento do estado de calamidade nas 19 freguesias dos concelhos de Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Sintra. Desta forma, estas zonas vão passar para o estado de contingência, à semelhança da Área Metropolitana de Lisboa, enquanto o resto do país se mantém em estado de alerta.


Mas, este levantamento não indica o fim das restrições nestas zonas.


Tudo aquilo que se mantém é:


- As lojas vão continuar a encerrar às 8h da noite.


- Os supermercados mantêm-se abertos até às 10h da noite.


- A venda de bebidas alcoólicas só é permitada até às 8h da noite.



- O consumo de bebidas alcoólicas na via pública continua a ser proibido.


- Os ajuntamentos estão limitados a 10 pessoas.


Para além das medidas que se mantêm, o Governo decretou novas ordens para os restaurantes, discotecas, feiras e mercados, atividades desportivas e aeroportos.


- Os restaurantes passam a poder receber clientes até à meia-noite, fechando à 1h da manhã.



- As discotecas e os bares vão ser obrigados a fechar às 8h da noite na Área Metropolitana de Lisboa, e à 1h da manhã no resto do país.


- As feiras e os mercado vão poder voltar a acontecer, na Área Metropolitana de Lisboa, desde que o funcionamento seja aprovado pelas respetivas autarquias.


- A prática de atividades físicas, que ainda estavam encerradas, vai voltar a ser permitida através da definição de regras específicas. Em contexto de treino e competitivo, as atividades desportivas podem ser realizadas sem público.


- Os viajantes da União Europeia, Noruega, Islândia, Suíça e outros países, que não sejam considerados de risco, vão poder circular livremente nos aeroportos portugueses. Nestes casos, os viajantes vão ser apenas sujeitos ao controlo de temperatura.


As alterações entram em vigor a partir do dia 1 de agosto e mantêm-se até às 23:59h do dia 14 de agosto pelo que, nesse dia, a situação da Área Metropolitana de Lisboa vai ser reavaliada.


Para além destas novas medidas e daquelas que se mantêm, não descures o uso da máscara, que continua a ser obrigatório, bem como o respeito pelas regras de distanciamento social e de etiqueta respiratória.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Vida em Marte ligada às salina...Vida em Marte ligada às salinas de AveiroCIENTISTA PORTUGUÊS ESTÁ A ESTUDAR A POSSIBILDADE DE EXISTIR VIDA EM MARTE E A INVESTIGAÇÃO PASSA PELAS SALINAS DE AVEIROmaisDiscotecas e bares podem fecha...Discotecas e bares podem fechar às 8h da noitePARA REABRIREM PORTAS, BARES E DISCOTECAS PODEM SER OBRIGADOS A FECHAR ÀS 8H DA NOITEmaisCafé retira do menu sobremesas...Café retira do menu sobremesas consideradas racistasCAFÉ FRANCÊS VIU-SE OBRIGADO A RETIRAR DOIS GELADOS DO MENU DEPOIS DE ACUSAÇÕES RACISTASmaisHá música ao vivo na esplanada...Há música ao vivo na esplanada da RFM. É o Sem Palheta Drive In!OS D.A.M.A. FORAM OS PRIMEIROS DE UMA SÉRIE DE CONCERTOS DRIVE IN NA ESPLANADA DA RFM E FOI UM ENORME SUCESSO.maisPortugal inventa a primeira má...Portugal inventa a primeira máscara do mundo que inativa o coronavírusEMPRESÁRIOS, CIENTISTAS E ACADÉMICOS PORTUGUESES UNIRAM-SE PARA CRIAR A PRIMEIRA MÁSCARA DO MUNDO CAPAZ DE INATIVAR O CORONAVÍRUSmaisCasal de 80 anos dá uma nova v...Casal de 80 anos dá uma nova vida à roupa esquecida na lavandariaOS DONOS DE UMA LAVANDARIA EM TAIWAN DERAM UMA OUTRA VIDA ÀS PILHAS DE ROUPA QUE LÁ FICARAM ESQUECIDASmaisMáscara na rua vai passar a se...Máscara na rua vai passar a ser obrigatória na MadeiraO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA DECRETOU O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA NA RUA COMO UMA FORMA ADICIONAL DE PROTEÇÃO DA POPULAÇÃOmaisA RFM vai passar por ti com a ...A RFM vai passar por ti com a RFM Feeling Good Rolling VanESTAS FÉRIAS, A RFM VAI PASSAR POR TI COM A RFM FEELING GOOD ROLLING VAN COM MUITA MÚSICA E BOA ONDA!maisFãs aos gritos rodeiam iate de...Fãs aos gritos rodeiam iate de Ronaldo e GeorginaENQUANTO GEORGINA E RONALDO RELAXAVAM EM ALTO MAR, VÁRIOS FÃS GRITARAM E CANTARAM JUNTO AO IATE DO CASALmais
Top