Nas noites de inverno, até agradeces o facto de dormires acompanhado para não passares pelo frio sozinho ou sozinha. Todos temos uma visão romanceada do sono acompanhado... esta é a verdade!


No entanto, na hora de dormir, o ser humano só quer o seu espaço. Todos temos hábitos de sono diferentes e, segundo Nick Littlehales, coach do sono, em entrevista à Visão, não fomos “programados para dormir acompanhados”.



Desde pequenos que aprendemos a dormir na nossa cama e a ter os nossos hábitos individuais, quer seja em casa, no nosso quarto e na cama de solteiro, ou noutro sítio qualquer. Podemos partilhar a cama com outras pessoas por curtos períodos de tempo, mas se essa prática passar a ser regular há questões privadas que ficam totalmente expostas.


Nick Littlehales também já ajudou Cristiano Ronaldo a aprender a dormir melhor. Segundo a imprensa britânica, o craque divide o sono em 5 fases de 90 minutos cada, e desliga todos os dispositivos eletrónicos, nomeadamente telemóvel e televisão, pelo menos uma hora e meia antes de ir para a cama.



O guru do sono tem vindo a defender que não há uma fórmula fechada para se dormir bem. Tudo depende do país em que a pessoa vive, do período do ano e o importante é adaptar o sono à rotina e à dinâmica de cada um.


No entanto, há algo comum a todos e que poderá trazer grandes benefícios na qualidade do sono: não utilizar o telemóvel antes de ir dormir. Há ainda muitos caminhos a desbravar no que toca à temática do sono. É um tópico que ainda não tem a importância que merece, mas que já começa a ser mais discutido. Uma boa noite de sono, pode fazer maravilhas no dia de uma pessoa.