Com o levantamento do estado de calamidade nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa e com a passagem ao estado de contingência, todas as atividades desportivas passaram a ser permitidas.



O recomeço destas atividades depende da definição de regras específicas, que devem ter em conta as medidas de prevenção impostas pela Direção-Geral de Saúde.


No entanto, há regras já definidas pelo governo em relação aos desportos competitivos. Também estes desportos não podem ter público.


As críticas a esta restrição continuam a fazer-se ouvir. A Confederação do Desporto de Portugal criticou a “disparidade de critérios em relação a eventos culturais como teatros, cinemas e, mais recentemente, as touradas.”


Em comunicado, a Confederação do Desporto de Portugal mostra que as federações dos diferentes desportos estão preparadas para assegurar as medidas necessárias para a permanência de público durante os jogos que é, também, um importante elemento e incentivo para os clubes e atletas.


“A autorização de público nas bancadas seria vista como um voto de confiança por parte do governo a estas instituições que estão encarregues de assegurar a segurança, a todos os níveis, nos respetivos eventos desportivos”.


Há muitos meses que várias atividades desportivas estão suspensas e os atletas estão igualmente parados. A oportunidade de voltarem a entrar em campo e de praticar novamente desporto está perto e a Confederação do Desporto de Portugal apela para que a proibição seja revertida o mais depressa possível.