Conversas com amigos sobre uma marca de que gostas, uma série que acabaste de ver ou uma música que não te sai da cabeça e , quando minutos depois abres as tuas redes sociais, és inundado com anúncios relativos ao que acabaste de falar.

Também já te aconteceu?


Depois disto, já te deves ter questionado sobre se o Facebook ou o Instagram ouve as tuas conversas, mas acredita que não és o único a pensar o mesmo!


Suspeita-se que as redes sociais usam os microfones dos telefones há algum tempo, mas ainda não houve provas concretas que o comprovassem, pelo que existe apenas a teoria. Em 2018, Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, foi questionado sobre se a rede social ouvia as conversas dos utilizadores, mas sempre negou. Também o CEO do Instagram, Adam Mosseri, utilizou a mesma resposta, reforçando que isso “seria problemático por vários motivos”.


A verdade é que o Facebook tem acesso a várias informações sobre os utilizadores que o ajudam a entregar a publicidade certa a cada um deles e, com isso, angariar quantias avultadas de dinheiro. Os locais que visitam, as páginas de que gostam, as músicas que ouvem e as férias que estão a planear são dados importantes que cada um dos utilizadores concordou em partilhar com a rede social.


Por exemplo, se uma empresa tem como público-alvo mulheres acima dos 18 anos e que moram em Los Angeles, e se tu te enquadras nesta categoria, a probabilidade de veres o anúncio é grande. Podes estar a falar com uma amiga, que também se enquadra no público-alvo, que já interagiu com determinado anúncio ou que até tenha comprado um produto da marca. Com a partilha da localização dos telemóveis de ambas, o Facebook fica a saber que provavelmente têm algum elo de ligação e rastreia os gostos de cada uma, através daquilo que comentam, partilha e gostam nas redes sociais.


Com todas estas informações, a rede social determina que és um potencial cliente da marca de que ambas falaram e envia o anúncio da mesma. Este sistema complexo e preciso de transmissão de dados acontece tão rapidamente que parece que o Facebook está a espiar as tuas conversas.



Para além disso, a gravação das conversas de todos os utilizadores torna-se difícil de executar e, por isso, é pouco provável que aconteça da forma que muitos pensam. São mais de dois milhões de internautas em todo o mundo e para gravar ou ouvir as conversas seria necessário um conjunto de componentes tecnológicos, que, ao que se sabe, ainda não está disponível.


Há ainda uma explicação simples para a razão de ficarmos surpreendidos com anúncios de marcas que tenhamos falado há minutos. Muitos utilizadores não prestam atenção à publicidade nas redes sociais e é normal que quando um determinado tema, produto ou marca que tenhamos interesse nos desperte mais curiosidade, dando a ilusão de que as redes sociais ouviram as nossas conversas.


Por agora, o mistério de que as redes sociais ouvem as tuas conversas parece estar explicado. Com esta informação, és capaz de dormir mais descansado, mas não percas a atenção. Só depende de ti partilhares as informações da tua vida privada com as redes sociais!