Festejar em alojamentos Airbnb é algo que vai ter de ficar para o futuro. Agora, não sabemos se será num futuro próximo ou não. Isto porque a Airbnb proibiu a realização de festas, por tempo indeterminado, em todos os alojamentos que tem espalhados pelo mundo.


Além disso, a plataforma está a limitar o número de pessoas que podem pernoitar simultaneamente por alojamento.

“As festas são proibidas em alojamentos em todo o mundo para todas as futuras reservas, e não podem ser alojadas mais de 16 pessoas ao mesmo tempo em qualquer alojamento”, informa a Airbnb, em comunicado.



Esta medida surge na sequência da pandemia de Covid-19. A Airbnb quer garantir que todas as normas de segurança sejam cumpridas e quer promover a saúde pública e as viagens responsáveis.


A ocupação máxima de 16 pessoas limita-se aos grandes alojamentos que, antes da pandemia, tinham capacidade para mais do que este número de pessoas.

Porque é que a Airbnb decidiu tomar esta decisão?


No início da pandemia, a Airbnb removeu o filtro de pesquisa “Eventos Permitidos” do seu site e a categoria “Eventos e Festas permitidos” das regras dos espaços que permitiam eventos.

Os utilizadores da Airbnb ficavam, assim, limitados às medidas de saúde locais. Como as discotecas e bares se encontravam fechados em quase todos os países, as pessoas aproveitavam as casas alugadas na Airbnb para fazerem festas.

A plataforma decidiu, então, proibir as festas em todos os alojamentos, uma vez que não quer estar relacionada com este tipo de condutas.

Os hóspedes estão a ser informados sobre esta nova política e, caso não cumpram os regulamentos, serão denunciados pela Airbnb.

À semelhança da Airbnb, também Los Angeles decidiu tomar uma atitude relativamente à realização de festas. O presidente da câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, avançou que vai proceder ao corte da água e da luz das casas onde se realizem festas, de forma a impedir este tipo de eventos sociais e, assim, tentar travar a propagação do coronavírus.