Todas as cidades têm variadíssimos museus. Muitos deles são famosos e muito visitados e fazem mesmo parte de roteiros turístos e, depois, há alguns que são muito menos conhecidos. Estes são alguns museus que, possivelmente, não sabes que existem em Lisboa e parte deles só consegues visitar mediante marcação.


Hospital Museu Miguel Bombarda


O Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda foi o primeiro do país e tem um dos dois únicos panópticos – edificio com um círculo vazio no centro, onde se encontra uma torre que permite "ver sem ser visto" e controlar, assim, o comportamento de quem é vigiado, neste caso, os doentes – sem que se conhecem no mundo.

O Hospital Museu Miguel Bombarda foi inaugurado em 2004 e inclui locais de diferentes épocas: o Pavilhão de Segurança, de 1896, que acolhia doentes vindos das prisões, o Balneário D. Maria II, de 1853, para banhos terapêuticos, o Edifício Principal, uma ex-casa religiosa do século XVIII e, ainda, o gabinete onde Miguel Bombarda foi assassinado na véspera da Revolução Republicana.

No museu, está também disponível uma coleção de fotografias de doentes, material médico, mobiliário hospitalar e um arquivo clínico desde 1848.

Se queres visitar este museu, sabe mais aqui.



Museu da Polícia Judiciária


Se a área do crime também te interessa, podes sempre visitar o museu da Polícia Judiciária, na Quinta do Bom Sucesso, em Loures. Lá podes ver equipamento policial antigo e material apreendido ao longo dos anos, como a faca utilizada na tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1982, obras de arte falsificadas, dinheiro falso e retratos de criminosos.


Museu da Dermatologia


É um museu atípico.
Exibe mais de 250 máscaras de cera, que foram feitas a partir de moldes obtidos diretamente dos rostos dos doentes. São realistas – demasiado para alguns – e mostram algumas doenças da pele, como a sífilis ou a tuberculose cutânea.

Até os pêlos, cabelos e pestanas são naturais. O Museu da Dermatologia fica no Salão Nobre do Hospital dos Capuchos e está aberto às quarta-feiras..



Casa dos Gessos


Já pensaste no que acontece aos moldes das estátuas de Lisboa? Algumas encontram-se na Casa dos Gesos, pertencente ao Museu Militar de Lisboa, junto ao Panteão Nacional. Um dos moldes mais importantes é o da famosa estátua de D. José I, cuja versão em bronze está na Praça do Comércio.

Ao todo, podes ver 12 moldes que fazem parte da história de Lisboa e que podem ser vistas todas no mesmo espaço. Para visitares a Casa dos Gessos sabe mais aqui.

Museu do Dinheiro


Localizado na antiga Igreja de S. Julião, que foi também o maior centro de distribuição de numerário do país até 1996, o Museu do Dinheiro mostra, como o nome o indica, a história do dinheiro.

Dá-te a conhecer a relação que se foi estabelecendo ao longo dos tempos, entre o homem e o dinheiro, a experiência de poderes tocar numa barra de ouro, avaliada em meio milhão de euros, e de posares para que a tua cara apareça numa nota ou moeda.

Aproveita esta experiência. Para saberes mais sobre o Museu do Dinheiro e os horários, clica aqui.



Museu de Cera de Lisboa (2000 - 2004)


Sabias que Portugal também já teve um museu ao estilo do Madame Tussauds? Ficava no Armazém 2 do Passeio Marítimo de Alcântara e tinha várias celebridades nacionais e internacionais em cera. No entanto, a falta de visitantes levou ao seu encerramento em 2004.