A tua casa/prédio foi construído antes de 2006? O Governo vai ajudar-te a pagar janelas novas, colocação de painéis fotovoltaicos, entre outros, de forma a melhorar a eficiência energética das casas e fomentar, simultaneamente, a atividade económica, avança a Renascença.


É uma forma muito simples de as pessoas terem um duplo ganho: um apoio direto às obras que fazem e um apoio que acaba por se traduzir numa fatura elétrica ou de gás mais baixa”, afirmou o ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, citado pela mesma publicação.



O objetivo do Governo é tornar o consumo de energia, em Portugal, mais eficiente. Este programa vai entrar em vigor no dia 7 de setembro e tem um envelope financeiro de 4,5 milhões de euros. As obras ou compras de material podem ser comparticipadas a 70%, com um limite de até 7.500 euros.


Para participares neste programa tens de “fazer a obra, ter a fatura do empreiteiro ou da aquisição do equipamento, por exemplo de uma bomba de calor e, depois, enviar a fatura de forma automática e digital e também com algumas evidências fotográficas de que a intervenção foi feita porque poderá haver sempre uma inspeção e depois o dinheiro é-lhes creditado na conta”, explica o ministro do Ambiente.

Todas as informações sobre este programa encontram-se no site Fundo Ambiental.