Quem pede mais vezes desculpa: homens ou mulheres?

UM ESTUDO INDICA QUE AS MULHERES SENTEM MAIS NECESSIDADE DE PEDIR MAIS VEZES DESCULPA DO QUE OS HOMENS

Madalena Costa


As mulheres são mais emotivas, mais expressivas e, de uma forma geral, mais próximas do outro. Por estes motivos, pode não ser de estranhar quando se diz que o sexo feminino tende a pedir mais vezes desculpa do que os homens.


É isso mesmo que diz um estudo, que aponta para o facto de as mulheres sentirem, por vezes, que têm de pedir desculpa, ora porque ligam a meio da noite a uma amiga ou porque não responderam a uma mensagem. Não quer isto dizer que os homens não se sintam arrependidos quando erram, mas as mulheres, quando comparadas, sentem que alguns dos seus comportamentos ou ações pressupõem um “desculpe”, mesmo que isso não signifique um erro.



Este mesmo estudo, publicado no jornal académico Psychological Science, contou com vários estudantes universitários, que foram desafiados a escrever diariamente num caderno o número de vezes que pediram desculpa e a razão para tal durante 12 dias. Durante este período, os alunos registaram também a frequência com que achavam que outras pessoas lhes devia um pedido de desculpas.


As conclusões chegaram e os resultados foram semelhantes. Tanto os homens como as mulheres pediram desculpa 81% das vezes quando acharam que as suas ações foram ofensivas. No entanto, as mulheres assumiram que pediram mais vezes desculpa em situações do quotidiano, como um simples embate acidental em alguém na rua.


Para o sexo feminino, este tipo de ações, que acontece com alguma frequência, pressupõem sempre um pedido de desculpas enquanto que, para os homens, não acontece tantas vezes, de acordo com um segundo estudo que avaliou as circunstâncias em que os dois géneros pedem desculpas.


Logo, não quer isto dizer que as mulheres cometem mais erros do que os homens. Aponta, sim, para o facto de o sexo feminino se preocupar e sentir que incomodou alguém, por exemplo.



Mas, um pedido de desculpas na hora e no sítio certo pode fazer toda a diferença! Na maioria das vezes, um pedido de perdão é capaz de colocar um ponto final numa discussão entre casais, amigos, colegas e familiares. Por isso, não deixes de o fazer quando achares que faz sentido!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Borat 2 está de volta! Novo fi...Borat 2 está de volta! Novo filme foi gravado em segredo“BORAT: APRENDER CULTURA DA AMÉRICA PARA FAZER BENEFÍCIO GLORIOSO À NAÇÃO DO CAZAQUISTÃO” ESTREOU EM 2006 E FOI UM SUCESSOmaisPapa Francisco preocupado com ...Papa Francisco preocupado com os problemas ambientaisO LIVRO “TERRAFUTURA. DIÁLOGOS COM PAPA FRANCISCO SOBRE ECOLOGIA INTEGRAL” APRESENTA O PERCURSO DO PAPA FRANCISCO NA SUA “CONVERSÃO ECOLÓGICA”maisJoão Só responde a provocação ...João Só responde a provocação de Salvador Martinha... com bolachas!NA RUBRICA DE SALVADOR MARTINHA "STAND UP NA HORA", NA RFM, FALOU-SE DE TREINOS E JOÃO SÓ ENVIOU "BOLACHINHAS"maisBrooklyn Nine-Nine. Temporada ...Brooklyn Nine-Nine. Temporada 8 confirmada para 2021Á MÍTICA SÉRIE COM ANDY SAMBERG, TERRY CREWS E ANDRE BRAUGHER VAI SER LANÇADA EM 2021, DEPOIS DE DOIS ATRASOS SOFRIDOS ESTE ANOmaisSer mãe é… um sentimento que n...Ser mãe é… um sentimento que não se explica!TER FILHOS É SEGURAMENTE A MELHOR COISA DO MUNDO. PARABÉNS A TODAS AS MÃES NO DIA DA GRÁVIDAmaisEsta é a apresentadora que vai...Esta é a apresentadora que vai substituir Filomena Cautela no “5 Para a Meia-Noite"FILOMENA CAUTELA SAIU DO "5 PARA A MEIA-NOITE" EM JUNHO E JÁ TEM SUBSTITUTAmaisCristiano Ronaldo faz História...Cristiano Ronaldo faz História ao marcar 101 golos pela seleção nacionalCRISTIANO RONALDO FEZ MAIS UMA VEZ HISTÓRIA AO MARCAR O 100.º E O 101º GOLOS PELA SELEÇÃO NACIONAL E É O 2º JOGADOR DO MUNDO A MARCAR MAIS DO QUE 100 GOLOS NUMA SELEÇÃOmaisOs truques por detrás das foto...Os truques por detrás das fotografias nas redes sociaisDANAE MERCER MOSTRA TODOS OS TRUQUES POR DETRÁS DA MAIORIA DAS FOTOGRAFIAS DAS REDES SOCIAISmaisCristina Ferreira: a mulher e ...Cristina Ferreira: a mulher e a profissionalCRISTINA FERREIRA É NATURAL DA MALVEIRA, FOI UMA EXCELENTE ALUNA E TEM DUAS LICENCIATURASmais
Top