Assim que avistam um bebé, as cordas vocais vibram e da boca sai uma voz aguda, carregada de diminutivos e de onomatopeias. Há a língua dos bebés e a língua dos adultos para os bebés. Porque é que as pessoas falam de forma diferente para os bebés, independentemente da língua ou da cultura?


Falar à bebé é um dos comportamentos humanos mais comuns e estende-se também aos parceiros e animais. São vários os motivos que levam as pessoas a mudar a forma como falam: biologia evolutiva, o desenvolvimento da linguagem, os laços humanos e a neuroquímica. Quer isto dizer que se trata de um comportamento que mais do que bizarro é biológico.

Por norma, a linguagem é alterada para palavras mais simples, algumas sem sentido, com diminutivos e onomatopeias. Tudo para atrair a atenção do bebé e despertar-lhes curiosidade para aprenderem o significado das palavras.



Um estudo mostra que falar à bebé permite que as crianças enriqueçam mais o seu vocabulário. Esta forma de comunicar permite apelar aos ouvidos infantis.


Falar à bebé é também uma linguagem abrangente, pois também é usada para falar com parceiros e animais. Os animais despertam nos humanos uma reação neurológica que enfatiza o sentimento de proteção, o que desperta esta forma de comunicação.

A fala à bebé está também incorporada nas memórias de muitos humanos como sinónimo de segurança e amor, uma vez que remete para a infância e para a época em que os pais também usaram esta forma de comunicação.