A RFM limpou no dia 14, segunda-feira, todo o areal que começa na Lagoa de Albufeira até à praia do Meco! O ambiente e a forma como todos devemos cuidar do nosso planeta é também uma grande preocupação da RFM.


A ideia de passarmos à ação - tirando, claro, todo o cuidado que cada um de nós já tem em casa e no dia a dia - andava há muito para ser concretizada e chegou a incrível oportunidade de podermos, juntamente com Andreas Noe, pôr mãos à obra. Limpámos a praia do Meco. Porquê esta praia? Porque temos de começar por algum lado e foi pela praia do Meco!



A equipa da RFM apanhou cerca de 8 quilos de lixo, durante mais ou menos 2 horas, entre a Lagoa de Albufeira e a Praia do Meco. Segundo Andreas Noe, aquela zona era uma zona que estava bastante limpa para o que é habitual encontrar.


Andreas Noe ainda disse que, todos os anos, vão parar ao oceano à volta de 8 milhões de toneladas de plástico. Andreas acrescentou também que apenas 14% do lixo que reciclamos é verdadeiramente reciclado e, por isso, a mensagem mais importante que devemos deixar desta ação é que, para além de ser fundamental reciclar, o mais importante é reduzir o lixo que fazemos diariamente.


Andreas Noe é conhecido por The Trash Traveler e dedica-se a recolher lixo, em Portugal.



Deixou o seu país, a Alemanha, há dois anos, despediu-se do seu trabalho e mudou-se para Portugal, onde vive numa autocaravana. Começou a recolher lixo e a fazer canções sobre a poluição para sensibilizar os outros. E assim nasceu o The Trash Traveler.



Há um ano que a rotina de Andreas Noe é apanhar o lixo que os portugueses deixam pelo caminho. E não há distinção. Desde garrafas, latas, cotonetes, pacotes de cigarros, palhinhas, beatas, guardanapos, todo e qualquer tipo de lixo.


Depois da recolha, Andreas pesa o lixo numa balança portátil e aponta nas redes sociais. O lixo serve-lhe também de inspiração para compor canções que grava em pequenos vídeos.


O lixo nas praias é um grave problema que tem vindo a ser combatido há já alguns anos. Agora, ao lixo que já abundava, juntam-se as máscaras cirúrgicas usadas na prevenção da Covid-19. Cada máscara pode demorar 400 anos a degradar-se.


É, por isso, imperativo tomar medidas e foi isso mesmo que a equipa da RFM fez!



A equipa da RFM recolheu cerca de 8 quilos de lixo com o The Trash Traveler, esta segunda-feira, dia 14, na praia do Meco.

Vamos continuar a cuidar do nosso planeta! Fazer menos lixo é o 1º passo. O 2º é deitá-lo fora no local correto.

Vê aqui como correu!