Existe diferença entre uma enxaqueca e uma dor de cabeça?

MUITAS PESSOAS PENSAM QUE UMA ENXAQUECA E UMA DOR DE CABEÇA SÃO DOENÇAS DIFERENTES, MAS, NA REALIDADE, NÃO É BEM ASSIM

Madalena Costa


Já alguma vez sentiste dores muito intensas de cabeça? Nesse momento, pensas o que poderá ter originado isso mesmo? Ansiedade, stress, tensão, poucas horas de sono, sensibilidade a ruídos intensos e à luz podem levar-te a dores de cabeça mais ou menos intensas e até a sintomas mais extremos em que não consegues prosseguir com o teu dia.


Mas, enquanto muitos pensam que uma enxaqueca e uma dor de cabeça são exatamente a mesma coisa, a ciência mostra-nos que não é bem assim. Quando falamos em dores de cabeças, estas englobam vários tipos de doenças originadas no cérebro.



Tecnicamente apelidadas de cefaleias, estas podem ser primárias, onde se incluem as enxaquecas, cefaleia tipo tensão, cefaleia em salvas, entre outras, e ainda secundárias.


A designada “dor de cabeça”, que se caracteriza, geralmente, por uma dor mais leve, como uma pressão ou aperto de lado da cabeça, chama-se, na realidade, cefaleia tipo tensão. Já a cefaleia em salvas, outro tipo de dor de cabeça, é mais forte e localiza-se mais frequentemente à volta e acima dos olhos ou nas têmporas.


No extremo, existe então a enxaqueca, também considerada uma dor de cabeça, mas muito mais intensa. Estas são, muitas vezes, descritas como o batimento do coração dentro da cabeça e provocam várias crises que podem durar horas ou até dias. Em alguns casos, as enxaquecas originam náuseas e vómitos e, em situações mais extremas, podem originar formigueiros, dormências e perceção de pontos, linhas ou figuras luminosas.


Esta é uma doença que atinge uma percentagem significativa da população portuguesa e, por isso, não pode ser vivida em silêncio. Se sofres de enxaquecas ou outro tipo de cefaleias, o importante é não desesperares e procurares ajuda! Neste Dia Europeu da Enxaqueca, assinalado a 12 de setembro, não minimizes as tuas queixas. Existem já tratamentos eficazes que podem melhorar, de um modo significativo, a tua qualidade de vida!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Aos 43 anos, Shakira impressio...Aos 43 anos, Shakira impressiona com excelente forma físicaSHAKIRA DEDICOU-SE, RECENTEMENTE, A DESENHAR BIQUÍNIS E IMPRESSIONOU QUANDO MOSTROU UMA DAS SUAS CRIAÇÕES AO MUNDOmais"A festa do Avante provou que ..."A festa do Avante provou que é possível combater o medo"- Luís Montez à RFMDEPOIS DE UM VERÃO SEM FESTIVAIS, LUÍS MONTEZ FALOU À RFM SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA E A MANEIRA DE A COMBATERmaisQue idade dás a Salma Hayek? O...Que idade dás a Salma Hayek? Os fãs não querem acreditarSALMA HAYEK FEZ ANOS NA SEMANA PASSADA E PUBLICOU UM FOTOGRAFIA NO INSTAGRAM QUE SURPREENDEU OS FÃSmais“Os assintomáticos não contagi...“Os assintomáticos não contagiam” disse a ministra da Saúde do Peru sobre o CoronavírusMINISTRA DA SAÚDE DO PERU, PILAR MAZZETTI, JÁ VEIO ESCLARECER A POLÉMICAmaisPrimeira série 100% portuguesa...Primeira série 100% portuguesa na NetflixCHAMA-SE “GLÓRIA” E ESTÁ A CHEGAR. É A PRIMEIRA SÉRIE TOTALMENTE PORTUGUESA NESTA PLATAFORMAmais11 de setembro: o dia que ning...11 de setembro: o dia que ninguém esqueceA 11 DE SETEMBRO DE 2001, VIVEU-SE UM DOS DIAS MAIS NEGROS DA HISTÓRIA DEVIDO AO ATAQUE TERRORISTA ÀS TORRES GÉMEAS DO WORLD TRADE CENTERmaisPortugueses criam puxador para...Portugueses criam puxador para abrir portas sem usar as mãosESTE PUXADOR SERÁ COLOCADO EM LOCAIS DE GRANDE AFLUÊNCIA DE PESSOAS COMO CENTROS DE SAÚDE, ESCOLAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAISmaisMorreu aos 82 Diana Rigg, estr...Morreu aos 82 Diana Rigg, estrela de Game of Thrones e de James BondA ATRIZ TINHA 82 ANOS E DEIXA UM NOTÁVEL PERCURSO COMO ATRIZ COM PARTICIPAÇÕES EM INÚMEROS FILMES E SÉRIES.maisTodo o país em estado de conti...Todo o país em estado de contingência. O que vai mudar?O GOVERNO DECRETOU O ALARGAMENTO DE ESTADO DE CONTINGÊNCIA PARA TODO O PAÍS ATÉ DIA 14 DE OUTUBROmais
Top