Ana Rocha conquista 4 prémios no Festival de Cinema de Veneza
AOS 41 ANOS, ANA ROCHA VÊ A SUA PRIMEIRA LONGA-METRAGEM SER DISTINGUIDA COM 4 PRÉMIOS NO FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA
O cinema português conquistou uma enorme vitória! A realizadora e também atriz portuguesa Ana Rocha arrecadou quatro prémios no Festival de Cinema de Veneza com a sua longa-metragem “Listen”.
A longa-metragem foi enormemente elogiada no Festival e, por isso, garantiu à realizadora portuguesa de 41 anos o prémio “Leão de Futuro”, de revelação, o prémio especial do júri “Horizontes” e ainda os prémios “Bisato D’Oro” de melhor realização e “Sorriso Diverso Venezia” pela “abordagem às questões sociais”.
Ao subir ao palco para receber o primeiro prémio, Ana Rocha não conteve as lágrimas durante o seu discurso, tendo dito algumas palavras em português nas quais agradeceu aos colegas e à família.
A vitória de Ana Rocha foi também muito aplaudida nas redes sociais e até o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem para a realizadora.
“Felicito Ana Rocha de Sousa pelos prémios recebidos na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza (...) pela sua longa-metragem de estreia, ‘Listen’” escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, na página da Presidência da República.
Para o Presidente da República, os prémios atribuídos a “Listen” “acolhem assim uma nova cineasta e uma esperança do cinema português”.
Inspirado em factos reais, “Listen” conta a história de uma família portuguesa, emigrada no Reino Unido, que vê os três filhos menores serem-lhe retirados por suspeita de maus tratos. Gravado em Londres, “Listen” conta ainda com atores ingleses e portugueses, tais como Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.
Depois de ter sido amplamente distinguido e destacado no Festival de Cinema de Veneza, que terminou este sábado, em Itália, o filme, que promete surpreender os espectadores, tem estreia agendada para Portugal, já no próximo ano.