Cumprimentar com o cotovelo não é seguro!

A OMS AFIRMA QUE OS CUMPRIMENTOS COM O COTOVELO PODEM ACARRETAR RISCOS PARA A TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS DADA A PROXIMIDADE ENTRE AS PESSOAS

Madalena Costa
Ana Margarida Oliveira


O coronavírus alterou muita coisa nas nossas vidas e modificou também - e naturalmente - a forma como nos cumprimentamos. A exigência de distanciamento social tirou-nos a proximidade física, tirou-nos os abraços, os beijinhos e os apertos de mão. Todo este tipo de afetos ficou, para já, suspenso.

Os nossos habituais cumprimentos deram lugar à meiga cotovelada em substituição do tão latino beijinho ou do passou-bem ou do abraço.

Na era-covid, sempre que encontramos alguém, um amigo, um familiar ou um colega acontece um cumprimento com o cotovelo. Mesmo quando encontramos aquele colega da escola que não vemos há 10 ou 20 anos... é o toque no cotovelo que substitui aquele abraço de saudades que sempre demos toda a vida!

O cumprimento com o cotovelo é, de facto, já um hábito em quase todo o mundo. Só que, deve ser alterado também, segundo a OMS.



A Organização Mundial da Saúde reforçou que este cumprimento não é seguro e, por isso, está a desaconselhá-lo a todos aqueles que o fazem. Isto porque o toque entre cotovelos envolve contacto físico, ou seja, proximidade e, como sabemos, devemos criar distanciamento social.


“Ao cumprimentar as outras pessoas, o melhor é evitar cotoveladas, porque estas colocam-nos a menos de um metro de distância da outra pessoa” disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, citado pelo New York Post.


A par do cotovelo, estão também desaconselhados os cumprimentos com os pés e com os punhos fechados.



Também Carlos Fuente Lafuente, diretor do Centro de Treino de Protocolos do ISEMCO e ex-responsável pelo protocolo da Fundação Princesa das Astúrias, disse que “o toque de cotovelo a que temos assistido tanto, na minha opinião, é uma saudação de mau gosto, anti-higiénica, que não cumpre as normas sobre o distanciamento social”, em declarações ao jornal espanhol ABC.


Depois deste conselho e dos vários avisos, muitos perguntam, agora, qual é o cumprimento ideal a fazer quando se encontra alguém?


Como alternativa, o diretor-geral da OMS sugere o gesto de levar a mão ao coração, mantendo sempre uma distância de 1,5 metros em relação a outra pessoa.



Vivemos novos tempos e devemos adotar novos costumes para o bem de todos nós.

Lembra-te sempre: o importante é protegeres-te a ti e a todos aqueles que te rodeiam!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Jorge Palma recebe medalha de ...Jorge Palma recebe medalha de mérito e promessa de homenagem nacionalNO CONCERTO DE CELEBRAÇÃO DOS SEUS 70 ANOS, JORGE PALMA RECEBE DISTINÇÃO DA CÂMARA DE LISBOA E PROMESSA DE HOMENAGEM NACIONALmaisÂngelo Rodrigues conta pela pr...Ângelo Rodrigues conta pela primeira vez tudo sobre o seu trágico incidenteÂNGELO RODRIGUES CONTOU NA PRIMEIRA PESSOA AS RAZÕES QUE O LEVARAM A UMA INFEÇÃO GRAVE NA PERNA ESQUERDA, NUM DOCUMENTÁRIO EMITIDO NA SICmaisLisboa ou Porto: qual é a cida...Lisboa ou Porto: qual é a cidade mais cara para visitar?UM RELATÓRIO ELABORADO PELO BARÓMETRO DOS CORREIOS DO REINO UNIDO ANALISOU AS CIDADES EUROPEIAS MAIS CARAS PARA VISITARmaisA equipa da RFM vai limpar o l...A equipa da RFM vai limpar o lixo da praia do Meco!E O RESULTADO FOI ESTE: 8 QUILOS DE LIXO APANHADOS EM 2 HORAS JUNTAMENTE COM THE TRASH TRAVELERmais"Golpe de Sorte" estreia hoje ..."Golpe de Sorte" estreia hoje nova temporada cheia de novidadesA QUARTA TEMPORADA DE "GOLPE DE SORTE" PROMETE DEIXAR-TE AGARRADO AO ECRÃ. A HISTÓRIA CONTA COM MUITAS REVIRAVOLTAS E NOVOS ATORESmaisAna Rocha conquista 4 prémios ...Ana Rocha conquista 4 prémios no Festival de Cinema de VenezaAOS 41 ANOS, ANA ROCHA VÊ A SUA PRIMEIRA LONGA-METRAGEM SER DISTINGUIDA COM 4 PRÉMIOS NO FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZAmaisCarolina Deslandes responde a ...Carolina Deslandes responde a provocações depois de anunciar separaçãoCAROLINA DESLANDES E DIOGO CLEMENTE ANUNCIARAM QUE ESTÃO SEPARADOS DEPOIS DE CINCO ANOS JUNTOSmaisPedro Fernandes deixa aviso sé...Pedro Fernandes deixa aviso sério: “É preciso parar de matar o planeta”NUMA MENSAGEM SÉRIA E NECESSÁRIA, PEDRO FERNANDES ALERTA PARA OS IMPACTOS CATASTRÓFICOS QUE AS AÇÕES HUMANAS ESTÃO A TER NO PLANETA TERRAmaisExiste diferença entre uma enx...Existe diferença entre uma enxaqueca e uma dor de cabeça?MUITAS PESSOAS PENSAM QUE UMA ENXAQUECA E UMA DOR DE CABEÇA SÃO DOENÇAS DIFERENTES, MAS, NA REALIDADE, NÃO É BEM ASSIMmais
Top