É portuguesa uma das cientistas responsáveis pela descoberta de vestígios de vida em Vénus

A CIENTISTA PORTUGUESA INTEGRA A EQUIPA INTERNACIONAL RESPONSÁVEL PELA DESCOBERTA DE VESTÍGIOS DE VIDA EM VÉNUS

Madalena Costa


Os portugueses são conhecidos e amplamente aplaudidos por se destacarem em várias áreas. É o caso do futebol, com vários jogadores portugueses a dar cartas lá fora, como é o exemplo de Cristiano Ronaldo ou de Jéssica Silva, a par de outros, e ainda em outras modalidades como o moto GP, com Miguel Oliveira, entre tantas outras áreas, que se destacam internacionalmente, da música, onde existem vários artistas a serem distinguidos pelo seu talento, do cinema, tal é o exemplo de Ana Rocha, que conquistou Veneza com quatro prémios, Nuno Lopes ou Alba Baptista, para citar apenas alguns. E, mais recentemente, existe também um grande exemplo na ciência!


Clara Sousa-Silva tem 33 anos, é uma cientista portuguesa e é uma das responsáveis pela descoberta de sinais de vida em Vénus. A portuguesa integra a equipa internacional de astrofísicos responsável pela descoberta no planeta vizinho de fosfina, um gás que, na Terra, é produzido naturalmente por bactérias, que são organismos vivos. No nosso planeta, a fosfina é maioritariamente utilizada para controlar pragas de insetos em sementes armazenadas em reservatórios.



A trabalhar no Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, Clara Sousa-Silva afirmou que "descobrir fosfina em Vénus constitui um verdadeiro bónus".


“A descoberta levanta muitas questões, tais como a que os organismos poderão sobreviver na atmosfera do planeta vizinho. Na Terra, alguns micróbios conseguem suportar até cerca de 5% de ácido no seu meio, mas as nuvens em Vénus são praticamente só constituídas por ácido” explicou a investigadora, citada em comunicado pelo Observatório Europeu do Sul (OES).


O nosso país é um dos membros do OES, uma das entidades a operar o radiotelescópio ALMA, no Chile, que foi aquilo que permitiu confirmar a deteção de fosfina em Vénus. De acordo com o OES, as bactérias "criam fosfina retirando fosfato de minerais ou material biológico, acrescentando hidrogénio".


"Qualquer organismo em Vénus será provavelmente muito diferente dos seus primos terrestres, mas também poderá ser a fonte de fosfina na atmosfera do planeta vizinho" refere o comunicado do OES, que divulga os resultados da investigação publicados na revista científica Nature Astronomy.


Apesar da grande descoberta, os astrofísicos reconhecem que é ainda necessário muito trabalho para confirmar a presença de vida microbiana em Vénus.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
A equipa da RFM limpou o lixo ...A equipa da RFM limpou o lixo da praia do Meco!E O RESULTADO FOI ESTE: 8 QUILOS DE LIXO APANHADOS EM 2 HORAS JUNTAMENTE COM THE TRASH TRAVELERmaisFilmes candidatos aos Óscares ...Filmes candidatos aos Óscares terão de ter pelo menos 30% de mulheres no elencoA 93ª CERIMÓNIA DOS ÓSCARES VAI REALIZAR-SE A 25 DE ABRIL DE 2021 E TEM MUITAS NOVIDADESmaisPipoca Mais Doce: ninguém fica...Pipoca Mais Doce: ninguém fica indiferente aos seus comentáriosMAIS UMA VEZ, NO CENTRO DAS ATENÇÕES POR COMENTAR OS CONCORRENTES E AS GALAS DO BIG BROTHER, PIPOCA MAIS DOCE DIZ QUE NADA TEMEmaisCarolina Patrocínio revelou na...Carolina Patrocínio revelou na RFM o momento da vida em que teve mais medoCAROLINA PATROCÍNIO FALOU NO LIVE DO WI-FI DA RFM SOBRE MEDOS, ROCK, FILHOS E MUITO MAISmaisAçores autoriza regresso do pú...Açores autoriza regresso do público aos recintos desportivosNOS AÇORES, O PÚBLICO PODE REGRESSAR AOS RECINTOS DESPORTIVOS DESDE QUE UTILIZE MÁSCARA E MANTENHA O DISTANCIAMENTO DE DOIS METROSmaisCristina Ferreira é acusada de...Cristina Ferreira é acusada de querer ser o centro das atenções na TVIAS REDES SOCIAIS REAGIRAM À ENTREVISTA QUE CRISTINA FERREIRA DEU NO JORNAL DAS 8, NA TVImaisAlemanha cria “abono Coronavír...Alemanha cria “abono Coronavírus” e dá 300 euros por cada filhoPARA AJUDAR AS FAMÍLIAS A FAZER FACE À CRISE PROVOCADA PELA PANDEMIA, A ALEMANHA CRIOU UM "ABONO CORONAVÍRUS"maisRFM número 1 entre os sites da...RFM número 1 entre os sites das rádios portuguesasO SITE DA RFM É O NÚMERO 1 ENTRE AS RÁDIOS PORTUGUESAS COM MAIS DE UM MILHÃO DE UTILIZADORESmaisEstado de contingência em todo...Estado de contingência em todo o país: medidas a cumprir a partir de hojeO GOVERNO DECRETOU O ALARGAMENTO DE ESTADO DE CONTINGÊNCIA PARA TODO O PAÍS ATÉ DIA 14 DE OUTUBROmais
Top