De atriz a realizadora: quem é Ana Rocha?
ANA ROCHA É ATRIZ, ENTROU EM VÁRIAS SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS E DEPOIS ABRAÇOU UMA GRANDE PAIXÃO: A REALIZAÇÃO
O cinema português arrecadou uma grande vitória durante o último fim de semana devido ao mérito, ao trabalho e ao talento da atriz e realizadora Ana Rocha.
Nascida em Lisboa, no dia 28 de outubro de 1978, Ana Rocha conquistou o Festival de Veneza depois de ter ganho quatro prémios com a sua longa-metragem “Listen” - vitória que dedicou à sua filha, Amália.
O nome Ana Rocha foi, nesse dia e nos seguintes, muito aplaudido, falado e mencionado nas televisões e nas redes sociais. E não é para menos! Foi uma grande vitória e um orgulho para Portugal - o país onde Ana Rocha, de 42 anos, deu os primeiros passos como atriz.
Foi através da longa-metragem “No Dia dos Meus Anos”, que Ana Rocha de Sousa apareceu pela primeira vez no cinema como atriz. A partir daí, habituámo-nos a ver o rosto de Ana Rocha em cada vez mais trabalhos na televisão.
Ao longo da sua carreira, passou pelo elenco de várias séries que marcaram a televisão portuguesa, como “Riscos”, “A Raia dos Medos”, “Médico de Família”, “Morangos com Açúcar” e “Jura”, entre várias outras. Quando terminou a série “Jura”, em 2007, Ana Rocha descobriu outra das suas atuais e grandes paixões: a realização.
Dirigiu documentários, séries e filmes, como “Jantamos Cedo”, “Laundriness”, “No Mar”, e, mais recentemente, “Listen” - a longa-metragem que lhe valeu quatro prémios no Festival de Veneza.
Paralelamente a este mundo, Ana Rocha já fez alguns trabalhos como artista plástica, sendo licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Depois de concluir a sua licenciatura, a atriz e realizadora decidiu emigrar para Londres, onde estudou cinema e concluiu o seu mestrado em realização. A partir daí, Ana Rocha começou a explorar um novo mundo que a apaixonou, até aos dias de hoje.
O currículo de Ana Rocha está recheado de grandes produções de séries, documentários e novelas. Agora, com estes recentes prémios, a atriz prova, mais uma vez, o seu talento como realizadora tanto cá dentro como lá fora.