De atriz a realizadora: quem é Ana Rocha?

ANA ROCHA É ATRIZ, ENTROU EM VÁRIAS SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS E DEPOIS ABRAÇOU UMA GRANDE PAIXÃO: A REALIZAÇÃO

Madalena Costa


O cinema português arrecadou uma grande vitória durante o último fim de semana devido ao mérito, ao trabalho e ao talento da atriz e realizadora Ana Rocha.

Nascida em Lisboa, no dia 28 de outubro de 1978, Ana Rocha conquistou o Festival de Veneza depois de ter ganho quatro prémios com a sua longa-metragem “Listen” - vitória que dedicou à sua filha, Amália.



O nome Ana Rocha foi, nesse dia e nos seguintes, muito aplaudido, falado e mencionado nas televisões e nas redes sociais. E não é para menos! Foi uma grande vitória e um orgulho para Portugal - o país onde Ana Rocha, de 42 anos, deu os primeiros passos como atriz.


Foi através da longa-metragem “No Dia dos Meus Anos”, que Ana Rocha de Sousa apareceu pela primeira vez no cinema como atriz. A partir daí, habituámo-nos a ver o rosto de Ana Rocha em cada vez mais trabalhos na televisão.


Ao longo da sua carreira, passou pelo elenco de várias séries que marcaram a televisão portuguesa, como “Riscos”, “A Raia dos Medos”, “Médico de Família”, “Morangos com Açúcar” e “Jura”, entre várias outras. Quando terminou a série “Jura”, em 2007, Ana Rocha descobriu outra das suas atuais e grandes paixões: a realização.

Dirigiu documentários, séries e filmes, como “Jantamos Cedo”, “Laundriness”, “No Mar”, e, mais recentemente, “Listen” - a longa-metragem que lhe valeu quatro prémios no Festival de Veneza.



Paralelamente a este mundo, Ana Rocha já fez alguns trabalhos como artista plástica, sendo licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Depois de concluir a sua licenciatura, a atriz e realizadora decidiu emigrar para Londres, onde estudou cinema e concluiu o seu mestrado em realização. A partir daí, Ana Rocha começou a explorar um novo mundo que a apaixonou, até aos dias de hoje.


O currículo de Ana Rocha está recheado de grandes produções de séries, documentários e novelas. Agora, com estes recentes prémios, a atriz prova, mais uma vez, o seu talento como realizadora tanto cá dentro como lá fora.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Nilton analisa entrevistas de ...Nilton analisa entrevistas de Cristina Ferreira na SIC e na TVI e torna-se viralNILTON PUBLICOU UM VÍDEO ONDE ANALISA AS ENTREVISTAS QUE CRISTINA FERREIRA DEU NA SIC E NA TVI E JÁ SOMA MILHARES DE VISUALIZAÇÕES NAS REDES SOCIAISmaisRita Pereira publica mensagem ...Rita Pereira publica mensagem em visita ao Vaticano e é duramente criticadaDE FÉRIAS EM ROMA, RITA PEREIRA PARTILHOU UM STORY QUE ESTÁ A PROVOCAR GRANDE POLÉMICA NAS REDES SOCIAISmaisNoivos vestidos de Shrek e de ...Noivos vestidos de Shrek e de Fiona estão a surpreender PortugalOCTÁVIO E SUSANA CASARAM-SE VESTIDOS DE FIONA E DE SHREK E SURPREENDERAM TODOS PELA ORIGINALIDADE E PELA EXTRAVAGÂNCIA NO DIA DO CASAMENTOmaisDiz adeus ao verão 2020 em gra...Diz adeus ao verão 2020 em grande com o RFM Bye Bye Summer Weekend!!!ESTAMOS NO FIM DO VERÃO E PARA TE DESPEDIRES EM GRANDE, PREPARÁMOS O RFM BYE BYE SUMMER WEEKEND, SÓ COM GRANDES MÚSICAS DE VERÃO!maisA equipa da RFM limpou o lixo ...A equipa da RFM limpou o lixo da praia do Meco!E O RESULTADO FOI ESTE: 8 QUILOS DE LIXO APANHADOS EM 2 HORAS JUNTAMENTE COM THE TRASH TRAVELERmaisÉ portuguesa uma das cientista...É portuguesa uma das cientistas responsáveis pela descoberta de vestígios de vida em VénusA CIENTISTA PORTUGUESA INTEGRA A EQUIPA INTERNACIONAL RESPONSÁVEL PELA DESCOBERTA DE VESTÍGIOS DE VIDA EM VÉNUSmaisFilmes candidatos aos Óscares ...Filmes candidatos aos Óscares terão de ter pelo menos 30% de mulheres no elencoA 93ª CERIMÓNIA DOS ÓSCARES VAI REALIZAR-SE A 25 DE ABRIL DE 2021 E TEM MUITAS NOVIDADESmaisPipoca Mais Doce: ninguém fica...Pipoca Mais Doce: ninguém fica indiferente aos seus comentáriosMAIS UMA VEZ, NO CENTRO DAS ATENÇÕES POR COMENTAR OS CONCORRENTES E AS GALAS DO BIG BROTHER, PIPOCA MAIS DOCE DIZ QUE NADA TEMEmaisCarolina Patrocínio revelou na...Carolina Patrocínio revelou na RFM o momento da vida em que teve mais medoCAROLINA PATROCÍNIO FALOU NO LIVE DO WI-FI DA RFM SOBRE MEDOS, ROCK, FILHOS E MUITO MAISmais
Top