O tempo corre e o outono já chegou.

É certo que o tempo está quente, o que dá uma boa sensação de verão-que-nunca-mais acaba, mas a verdade é que já entrámos numa nova estação, o que pode significar termos de nos preparar, até porque, do nada, pode ficar frio e começar a chover.


Esta estação, tão amada por uns quanto detestada por outros, merece a tua atenção. Afinal, é típica e é historicamente nesta altura do ano que se dá o recomeço de muitas coisas! Há mesmo quem “entenda” que o “reinício do ano” é por esta altura e não no começo oficial do ano civil, em janeiro.


Por todas estas razões, o outono é uma época especial e tem grandes adeptos e seguidores. É até visto como aquele período mais calmo e tranquilo que faz tanta falta depois dos verões quentes e agitados. No outono, tudo muda rapidamente: a roupa, a alimentação, as rotinas, os hábitos, os destinos de passeio e até as leituras ou as séries que escolhes são outras.


Se ainda não estás convencida ou convencido, pode ser que estas 6 razões te ajudem a olhar para o outono com outro carinho!



1 – É o tempo delas. Quentes e boas, as castanhas invadem as nossas cidades e vilas



É a época delas e começam a estar por todo o lado a espalhar o cheiro único, intenso, cinzento e seco a dar as boas vindas ao outono. Assadas, cozidas, em puré, sopa, pudim ou gelado, as castanhas são as rainhas do outono e há inúmeras receitas que vão das entradas às sobremesas feitas com ou à base de castanhas.


Muito antes de as batatas, o arroz e a massa chegarem a Portugal, pouco depois do início dos Descobrimentos e das várias rotas comerciais por mar se implementarem, eram as castanhas a base da alimentação portuguesa, no que respeita a hidratos de carbono.


Este é o tempo das castanhas e são excelentes para a saúde. Por isso, se quiseres pesquisar receitas com castanhas, estes primeiros fins-de-semana de outono são ideais.



2 – Echarpes e lenços



Durante o verão, olhavas para as echarpes, lenços e cachecóis, pendurados no teu roupeiro, e só de olhares já te dava calor? Pois, está na altura de matares as saudades delas.


É aquele apontamento que remata alguns looks de forma única. O outono é o tempo das echarpes e dos lenços. Dão estilo quer para o trabalho, quer para uma ocasião mais especial. Não te acanhes! É tempo dos lenços e das echarpes ao pescoço!



3 – Saudades das botas


Sim, adoras sandálias. Sim, adoras o verão porque podes calçá-las de todos os géneros e feitios. Sim, não há nada como andar de sandálias. Mas quem é que nega que, nesta altura do ano, as saudades estão aí? Podemos entrar em negação, é verdade, mas que, lá bem no fundo, as saudades das botas começam lentamente a aparecer, começam! E até já espreitaste em sites para ver qual é a tendência delas, este ano, certo?


Pois é no outono que nos reconciliamos com as botas sem ressentimento nenhum. É aquele tipo de reencontro que não queres, não admites que queres, mas estás, na verdade, desejosa de ver a bota no pé!



4 – Lanches, marmelada e chuva lá fora



Era no outono que se fazia, em tempos, oficialmente, a marmelada. Fazia-se a marmelada e vários outros tipos de compotas como forma de preservar a enorme quantidade de fruta que se produzia na primavera e no verão.


Portanto, e apesar de poderes comprar marmelada no supermercado ou na mercearia, podes lançar-te na experiência de fazê-la com as tuas próprias mãos.


Afinal, também pensavas que nunca farias pão e bolos como fizeste nos dois anos do confinamento. Portanto, mãos à obra, é tempo de produzires a tua própria marmelada.


Com chá, café, torradas, scones e outros miminhos caseiros ou não, a marmelada contribui para uma das melhores experiências do outono: os lanches em casa, com a chuva e as folhas a caírem lá fora.


O tempo do brunch é também no outono. Sabe ou não sabe melhor nesta altura do ano? A marmelada pode integrar o teu brunch. Dá largas à imaginação e começa a investir neste tipo de refeição tão típica desta estação!




5 – O esplendor da abóbora



Este é, por excelência, o tempo delas. Está ligado a alguns momentos históricos, a lendas e a mitos e a muitas receitas, sobretudo em Portugal.


Doce de abóbora, sopa de abóbora e, daqui a 2 meses, filhós de abóbora são alguns exemplos da sua importância na gastronomia portuguesa até porque a abóbora dura bastante tempo.


Por isto mesmo, serve de elemento decorativo em algumas cozinhas, quintais ou quintas, durante meses. O facto de ser usada como símbolo da tradição norte americana do Halloween não é, naturalmente, por acaso.


6 – Ver séries de seguida sem sentimento de culpa



É exatamente no outono que podes fazer isto! E que bem que sabe! Ao longo do verão foste colocando as séries que querias ver na tua lista de favoritos?


Pois, agora, está na altura de começares a escoar essa lista. Episódio após episódio, temporada após temporada, série após série. Não! Não há sentimentos de culpa porque o outono também serve para isto. É só escolheres!


Mas, fica o conselho: alterna cada série com um livro. Lembra-te de todos os que compraste, na feira do livro! Tens de lê-los também. Intervalar uma série com um livro, a um bom ritmo, faz dos dias de outono dias muitíssimo agradáveis!


Vamos fazer deste um bom outono!


Se calhar é desta que lhe descobres os encantos!