Depois do pontapé de saída dado pelos Açores, onde já é permitido público nos recintos desportivos, muitos adeptos esperam agora que a proibição seja levantada no resto do país.


As condições para o regresso de público aos eventos desportivos estão agora a ser pensadas e planeadas. “Nas próximas semanas”, esperam-se os planos que vão determinar as condições em que os adeptos podem voltar a apoiar os respetivos clubes e equipas nos estádios.


"Espero que possa ser nas próximas semanas. Evidentemente que estamos sempre dependentes da evolução epidemiológica, da evolução deste vírus. Mas queremos criar condições, juntamente com os organizadores, não só do futebol, mas de todas as outras modalidades. No desporto, de uma forma geral, precisamos também de público" explicou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, esta segunda-feira.


A pandemia obrigou a que o público ficasse, desde março, em casa, uma vez que, nos recintos desportivos, ainda não seria possível controlar o ajuntamento de pessoas.



Depois de seis meses, onde já vivemos em confinamento e adotámos várias medidas de prevenção, o secretário de Estado da Juventude e Desporto assume que o regresso dos adepetos aos estádios está para breve e lembrou que tem havido um trabalho "com as autoridades da saúde, com o Ministério da Saúde, para criar as condições para que o desporto não fique para trás."


A verdade é que a pandemia ainda não tem os dias contados e, por isso, para João Paulo Rebelo, é importante retomar alguma normalidade nas nossas vidas.


“Estamos a fazê-lo para acontecer com a maior segurança possível. Sabemos que esta pandemia não vai ficar resolvida nos próximos dias, nos próximos meses, portanto temos de retomar as nossas vidas. Chegaremos naturalmente ao momento em que criaremos condições para podermos ter público em segurança nos eventos desportivos” acrescentou.



Com a I Liga de Futebol já na segunda jornada, depois de ter começado na semana passada, e com o recomeço de várias outras modalidades, muitos adeptos esperam agora uma confirmação do dia e da hora de quando poderão, com todas as medidas de prevenção obrigatórias reunidas, voltar a gritar e vibrar com os golos marcados pelas respetivas equipas, nos recintos desportivos.


Por agora, sabe-se apenas que até ao próximo dia 2 de outubro, a data de nova reunião entre a Liga Portugal e o Governo, os adeptos vão continuar do lado de fora dos estádios.