“Ainda bem que isto é só um sonho”: quem nunca acordou de um sonho ou de um pesadelo a pensar exatamente isto? Por vezes sonhas com algo que te causa medo, repugnância ou ansiedade e, por isso, dás por ti a pensar que, ainda bem, que não passa de um sonho.


Apesar de ser um alívio para alguns, fica a saber que os teus sonhos podem ser a continuação daquilo que vives diariamente. Quem o diz é um novo estudo, que contou com um conjunto de 24 mil sonhos de um banco de dados público chamado DreamBank. A análise destes sonhos, que passou por várias fases e relatórios, demonstrou que estes momentos podem ser mesmo uma continuação da vida real.



“Desenvolvemos uma ferramenta que automaticamente pontua relatórios de sonhos, operacionalizando a escala de análise de sonhos amplamente usada pelo Hall e Van de Castle – um dos sistemas mais conhecidos para interpretar sonhos” explicou a equipa no estudo publicado na revista científica Royal Society Open Science.


Durante o processo de análise, os sonhos foram analisados de acordo com as personagens, as interações sociais e as palavras presentes. Foi a partir daí que os investigadores conseguiram estudar as dimensões mais importantes na interpretação dos sonhos, que ajudaram a agrupá-los, em função daquilo que acontece em cada um deles.


“Estas três dimensões são consideradas as mais importantes para ajudar na interpretação dos sonhos (…), pois definem a espinha dorsal do enredo de um sonho: quem estava presente, quais as ações realizadas e quais as emoções expressadas” explicaram.


À medida que iam analisado os resultados, os cientistas encontraram evidências para apoiar a ‘hipótese da continuidade’ – a noção de que os sonhos são uma continuação do que acontece na vida real.


Apesar de ainda faltarem vários estudos complementares a este, os investigadores confessam de que este é um sinal promissor que sugere que há mais para além daquilo que se sonha. É, sem dúvida, um avanço na pesquisa dos sonhos e uma possível explicação para aquilo que, muitas vezes, acontece quando estás a dormir.


Neste Dia Mundial do Sonho, que se assinala a 25 de setembro, podes tentar lembrar-te daquilo que sonhaste esta noite, mas pode ser difícil. Apesar de existir a hipótese de que os teus sonhos podem estar ligados com aquilo que estás a viver, não penses demasiado nisso. Lembra-te que o mais importante é viveres o presente e deixa a interpretação dos teus sonhos para quem realmente percebe disso!