Já pensaste no poder que um sorriso pode ter? Neste Dia Mundial do Sorriso, celebrado a 2 de outubro, mostramos-te a influência que um sorriso (teu ou de outra pessoas) pode ter na tua vida.


Um estudo publicado na revista Experimental Psychology mostra que a simples atividade de mover os músculos faciais pode influenciar a nossa perceção das emoções.

Mesmo naquelas alturas em que tudo o que menos te apetece é sorrir. Este estudo mostra que fingir um sorriso pode ativar partes do nosso cérebro ligadas ao humor, o que nos ajuda a melhorar a forma como perspetivamos a vida. Além disso, ver pessoas a sorrir também pode influenciar o nosso estado de espírito.



Neste estudo foi pedido aos participantes para que usassem uma caneta entre os dentes, de forma a criar uma expressão semelhante a um sorriso. Depois foi-lhes pedido para que avaliassem a expressão facial e os movimentos dos colegas. O processo foi repetido uma segunda vez mas sem a caneta na boca.


Os resultados mostram que as pessoas com caneta na boca viam as expressões faciais e os movimentos de outras pessoas de uma maneira mais positiva do que aquelas sem caneta.

Além disso, os participantes dizem ter melhorado a sua perspetiva em relação aos participantes, independentemente do seu estado mental. Este estudo concluiu que sorrir não apenas altera a forma como vemos as expressões faciais, mas também como lemos as expressões corporais, gerando emoções mais positivas dentro de nós.


"Quando os músculos dizem que estás feliz, é mais provável que vejas o mundo ao teu redor de uma forma positiva", disse o Marmolejo-Ramos, líder do estudo e especialista em cognição humana e artificial, em comunicado.


"Nesta pesquisa, descobrimos que, quando se força o sorriso, o centro emocional do cérebro é estimulado, o que liberta neurotransmissores que geram um estado emocionalmente positivo.


Marmolejo-Ramos explica ainda que estes resultados podem ter uma grande influência na saúde mental: “Se pudermos enganar o cérebro para que perceba os estímulos como 'felizes', então podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental".

E tu? Já alguma vez pensaste em fingir um sorriso para melhorar o teu estado de espírito?