Jornal francês elogia atuação de Portugal no combate ao coronavírus

PARA O JORNAL LIBÉRATION, PORTUGAL É "A EXCEÇÃO NA EUROPA" DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA NA GESTÃO DA CRISE SANITÁRIA

Jéssica Santos


A forma como Portugal está a combater o coronavírus tem sido, desde o início, alvo de alguns elogios. O jornalista François Musseau, do jornal francês Libération, voou até Lisboa para tentar perceber qual o segredo do nosso país no que respeita à mitigação da pandemia.


Numa altura em que os casos estão a aumentar por toda a Europa, e com França a registar mais de 10 mil casos diários, o jornalista não deixou de elogiar as práticas adotadas em Portugal. Aponta a eficácia da resposta hospitalar demonstrada, o comportamento dos portugueses, a “unidade política” entre o Governo, o Presidente da República e os vários partidos políticos e a “separação de pacientes” nas unidades hospitalares.


Desde o início da crise sanitária, a nossa obsessão sempre foi separar claramente o circuito de covid dos demais [pacientes] e garantir que, em nenhum caso, os doentes afectados por outras patologias sejam prejudicados pela mobilização em torno do coronavírus” aponta ao jornal francês o director clínico do hospital, Luís Pinheiro.


E o jornal conclui ainda: “Tudo foi feito para evitar que as duas categorias de pacientes se cruzem”.


O jornalista não deixa de ficar espantado com a realidade portuguesa. Isto porque, segundo refere, apesar de Portugal ter enfrentado uma grave crise económica entre 2008 e 2013, o que levou a cortes nos gastos públicos, afetando o Serviço Nacional de Saúde, regista atualmente “10 vezes menos contágios e 16 vezes menos vítimas mortais” do que Espanha.


Além disso, o jornal Libération frisa ainda que Portugal tem uma capacidade de 3,5 leitos por 1.000 habitantes, o que é considerado demasiado precário pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), enquanto França, por exemplo, tem 5,9 leitos por 1.000 habitantes. No entanto, a taxa de ocupação dos mesmos nas Unidades de Cuidados Intensivos nunca ultrapassou os 60%.


François Musseau diz que Marta Temido é uma “enérgica ministra da Saúde” e refere que “graças à assistência telefónica, 80% dos doentes teve tratamento em casa”.


Para o jornal Libération, Portugal é “a exceção na Europa” desde o início da pandemia na gestão da crise sanitária.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Madonna recusa-se a fazer um á...Madonna recusa-se a fazer um álbum com David GuettaESTAVAM PRESTES A TRABALHAR JUNTOS, MAS UM PEQUENO PORMENOR AFASTOU MADONNA DE DAVID GUETTAmaisLana Del Rey gera polémica ao ...Lana Del Rey gera polémica ao usar uma máscara de redeLANA DEL REY GEROU POLÉMICA COM A MÁSCARA QUE USOU NO LANÇAMENTO DO SEU LIVRO DE POESIAmaisSIC faz anos e Cristina Ferrei...SIC faz anos e Cristina Ferreira deixa mensagem nas redes sociaisA SIC FAZ HOJE 28 ANOS E CRISTINA FERREIRA NÃO DEIXOU A DATA EM BRANCO E PUBLICOU UMA MENSAGEM NAS REDES SOCIAISmaisCriador do famoso antivírus Mc...Criador do famoso antivírus McAfee foi presoJOHN MCAFEE, MILIONÁRIO E CRIADOR DO CONHECIDO ANTIVÍRUS COM O MESMO NOME, ESTÁ A SER ACUSADO DE FUGIR AO PAGAMENTO DE VÁRIOS IMPOSTOSmais“Depois de me dizerem que era ...“Depois de me dizerem que era muito feia para publicar fotos, passei um ano a tirar selfies”MELISSA BLAKE CRIOU UM MOVIMENTO NAS REDES SOCIAIS, DEPOIS DE TER SIDO VÍTIMA DE BULLYINGmaisJon Bon Jovi promove o seu pró...Jon Bon Jovi promove o seu próprio vinho no Tik Tok com o filhoAO LADO DO FILHO E SÓCIO, JON BON JOVI ESTÁ CADA VEZ MAIS ATIVO NO TIK TOK PARA PROMOVER A MARCA DE VINHOS QUE AMBOS TÊMmaisBenedita Pereira vence prémio ...Benedita Pereira vence prémio internacional de Melhor Atriz PrincipalA ATRIZ VENCEU O PRÉMIO DE MELHOR ATRIZ PRINCIPAL PELO SEU PAPEL NA CURTA-METRAGEM "THE END OF THE LINE"maisAgora, nos pubs ingleses é pro...Agora, nos pubs ingleses é proibido dançar e gritarESTA MEDIDA VISA EVITAR A PROPAGAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUSmaisJúlia Palha muda-se para a SIC...Júlia Palha muda-se para a SIC: “O convite do Daniel foi irrecusável”JÚLIA PALHA JÁ ESTEVE NA SIC, EM 2015, ONDE INTEGROU O ELENCO DA NOVELA “CORAÇÃO D’OURO”mais
Top