O Outono chegou há alguns dias e com ele não tardarão a aparecer o frio e a chuva. Em breve, vamos despedir-nos das temperaturas mais quentes e substituir as roupas de verão pelas camisolas mais grossas, as meias, as botas e os chapéus de chuva.


Com a chegada da chuva e do tempo mais cinzento, chegam também vários cuidados a ter, nomeadamente com a utilização da máscara facial.



Vários investigadores estão a alertar para o facto de as máscaras faciais molhadas poderem ser menos eficazes no combate contra a Covid-19. Isto porque a água diminui o fluxo de ar e reduz a quantidade de filtragem do vírus, caso haja contacto com uma pessoa infetada.


“A humidade torna as máscaras porosas" e, por isso, "todos os tipos de máscaras são vulneráveis em climas húmidos" explicou Karol Sikora, antigo membro da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Para os investigadores, as populações devem ser mais bem informadas sobre o assunto e cada governo deve estar alerta para a importância desta situação, especialmente devido ao período de chuvas que está a chegar.


"Acho que o público não tem qualquer conhecimento sobre o assunto. Devem receber conselhos claros das autoridades, especialmente devido ao período atual de chuvas fortes [no Reino Unido]" disse, mais uma vez, Karol Sikora.


É cada vez mais importante termos cuidados redobrados nos próximos tempos! Estes vão ser propícios a novas constipações e gripes, aliados ainda à pandemia que ainda está longe de terminar.


Sempre que sentires a tua máscara molhada pela chuva - sobretudo naqueles dias bem complicados de chuva batida a vento, com chapéu de chuva numa mão e a outra igualmente ocupada - ou até depois de uma utilização muito frequente, deves trocá-la para que a proteção esteja sempre garantida.