Mignonnes: filme polémico com pré-adolescentes já está na Netflix

MIGNONNES, CUTIES, LINDINHAS, CONFORME O PAÍS, É UM FILME QUE TRAZ PARA CIMA DA MESA O TEMA POLÉMICO DA SEXUALIZAÇÃO DOS PRÉ-ADOLESCENTES

Ana Margarida Oliveira


"Mignonnes: primeiros passos" está já na Netflix, em Portugal, e está a dar bastante que falar nas redes sociais, em todo o mundo.

O filme conta a história de Amy, uma pré-adolescente de 11 anos, vinda do Senegal para França. Neste país, junta-se a um grupo de outras raparigas que se preparam para um torneio de dança. Só que as coreografias que escolhem são inspiradas por tudo aquilo que veem e a que estão expostas nas redes sociais. Desta forma, fazem coreografias bastante arrojadas tendo em conta, neste caso, a idade que têm. Ao mesmo tempo Amy entra em conflito com as tradições rigorosas da sua família senegalesa.


Assim que o filme foi anunciado pela Netflix, surgiu uma petição que exigia que "Mignonnes: primeiros passos" fosse retirado da plataforma. De entre algumas acusações, sobressai a de que as pré-adolescentes se apresentam, vestem, dançam e se comportam de uma forma muito “sexualizada” no filme.



Por outro lado, a realizadora franco-senegalesa Maïmouna Doucouré, e assim que estalou toda a polémica, veio dizer que o seu objetivo era iniciar este debate, mas não da forma com que está a surgir.

A realizadora de "Mignonnes: primeiros passos" acrescentou ainda, entre outras declarações e vários pontos de vista, em entrevista ao Washington Post, que “nós, como adultos, não demos às crianças as ferramentas para crescerem saudáveis na nossa sociedade.”

Maïmouna Doucouré disse ainda que se inspirou, para o enredo do filme, num grupo de raparigas, em Paris, quando faziam uma coreografia com contornos sensuais à frente dos pais.



"Mignonnes: primeiros passos" estreou no Festival de Cinema de Sundance, onde ganhou o prémio de melhor realização na categoria de cinemas do mundo. Mignonnes teve ainda um menção do júri internacional do Festival de Berlim.

A polémica está aí.

O filme "Mignonnes: primeiros passos" abriu a porta ao debate sobre o importante tema da sexualização de pré-adolescentes, cujas vidas são influenciadas pela pressão da "importância" da aparência física potenciada pelas redes sociais onde assistem, entre vários outros exemplos, aos comportamentos e à subjugação à beleza dos seus ídolos musicais e influencers.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Alerta fãs de Friends: a répli...Alerta fãs de Friends: a réplica do apartamento da série vai deixar-te sem palavrasESTE TRABALHO É UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE E O OLHO PARA OS DETALHES FASCINOU TODOS OS FÃSmaisCristina Ferreira e Pedro Fern...Cristina Ferreira e Pedro Fernandes juntos na TVICRISTINA FERREIRA E PEDRO FERNANDES PARTILHARAM UMA FOTOGRAFIA JUNTOS, EM QUE AFIRMAM QUE ESTÃO "EM CASA" E A PENSAR NO FUTUROmaisMudança para a TVI foi “o perí...Mudança para a TVI foi “o período mais difícil" da vida de Cristina FerreiraCRISTINA FERREIRA RECORREU AO INSTAGRAM PARA ESCREVER UM DESABAFO, ONDE CONTA QUE OS ÚLTIMOS DIAS NÃO TÊM SIDO FÁCEISmaisRihanna usa música portuguesa ...Rihanna usa música portuguesa em desfileRIHANNA USOU O TEMA "DRENAS", DO ARTISTA PORTUGUÊS PEDRO DA LINHA, COMO BANDA SONORA DO SEU DESFILE DE LINGERIE, DA MARCA “SAVAGE X FENTY”maisMulheres acham os homens mais ...Mulheres acham os homens mais sexy quando estão na cozinhaUM ESTUDO INDICA QUE AS MULHERES ACHAM OS HOMENS MAIS "APELATIVOS" QUANDO ESTÃO A DESEMPENHAR TAREFAS DOMÉSTICAS LIGADAS À COZINHAmaisMorreu o guitarrista Eddie van...Morreu o guitarrista Eddie van HalenEDDIE VAN HALEN FUNDOU, NOS ANOS 70, COM O IRMÃO, A BANDA VAN HALENmaisGucci cria vestido masculino p...Gucci cria vestido masculino para combater estereótiposESTE VESTIDO VISA ROMPER COM OS ESTEREÓTIPOS QUE MOLDAM O GÉNERO MASCULINOmaisA chuva põe em causa a eficáci...A chuva põe em causa a eficácia das máscaras faciaisVÁRIOS ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O FACTO DE AS MÁSCARAS FACIAIS PARA A COVID-19 PERDEREM PROPRIEDADES QUANDO ESTÃO MOLHADASmaisModelo Cintia Dicker grava víd...Modelo Cintia Dicker grava vídeos para marcas internacionais em PortugalCINTIA DICKER GRAVOU DOIS VÍDEOS EM LAMEGO E ÓBIDOSmais
Top