Prémio Nobel da Paz: Programa Alimentar Mundial alimentou 97 milhões de pessoas em todo o mundo

O PRÉMIO NOBEL DA PAZ FOI ATRIBUÍDO AO PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL, PREMIANDO OS ESFORÇOS DEMONSTRADOS EM COMBATER A FOME EM TODO O MUNDO

Madalena Costa


Há milhares e milhares de pessoas a passar fome no mundo inteiro. É um problema global que, infelizmente, cresce de dia para dia. A maioria depende da ajuda de organizações para sobreviver. O Programa Alimentar Mundial é uma das grandes ajudas, que, no terreno e diariamente, desempenha um trabalho extraordinário na luta contra a fome.


O Prémio Nobel da Paz decidiu assim distinguir, esta sexta-feira, o Programa Alimentar Mundial, “pelos esforços no combate à fome, pela contribuição para melhorar as condições de paz em zonas de conflito e por agir como uma força motriz nos esforços para evitar a utilização da fome como arma de guerra.”



Um dos rostos que também contribuiu para a erradicação da fome em todo o mundo é português! Formado em Engenharia do Território no Técnico, Pedro Matos é coordenador de emergências do Programa Alimentar Mundial e é um dos colaboradores que tem contribuído para o trabalho excecional que tem sido desempenhado pela organização distinguida com o Prémio Nobel da Paz.


O Programa Alimentar Mundial distribuiu, no ano passado, 15 mil milhões de refeições e assistiu 97 milhões de pessoas em 83 países e, dado o trabalho nobre, duro e muito necessário, o Comité do Prémio Nobel da Paz quis chamar à atenção “para os milhões de pessoas que passam fome” no mundo.



“O Comité norueguês do Nobel deseja enfatizar que fornecer assistência para aumentar a segurança alimentar não apenas previne a fome, como pode ajudar a melhorar as perspetivas de estabilidade e paz. O Programa Alimentar Mundial assumiu a liderança ao combinar trabalho humanitário com esforços de paz por meio de projetos pioneiros na América do Sul, África e Ásia” afirmou Berit Reiss-Anderseno, a presidente do Comité.


Este ano, a lista de candidatos era longa: 211 pessoas e 107 organizações. O Programa Alimentar Mundial reuniu esforços e candidatou-se, igualmente como tantos outros, mas a vitória não era sonhada. Muito se especulou, ao longo das últimas semanas, sobre as indicações de Donald Trump e Vladimir Putin ao Prémio Nobel da Paz. No entanto, soube-se que Donald Trump e Vladimir Putin foram afastados da escolha final para o vencedor do Prémio Nobel da Paz.


A cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz vai acontecer a 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, onde o Programa Alimentar Mundial vai receber dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), um diploma e uma medalha.


Apesar de a organização admitir que existem ainda muitas necessidades para colmatar, o Prémio Nobel da Paz reconhece assim a importância e a necessidade deste trabalho nobre, que tenta travar um problema que é cada vez mais global.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Em Fátima está tudo a postos p...Em Fátima está tudo a postos para receber 6 mil peregrinosAS INDICAÇÕES DA DGS PERMITEM 6 MIL PEREGRINOS NO RECINTO DO SANTUÁRIO E OS PREPARATIVOS ESTÃO A SER FEITOSmaisSabes qual é a rede social mai...Sabes qual é a rede social mais usada em Portugal? (Não, não é o Instagram)ENTRE O WHATSAPP, TIKTOK, FACEBOOK, INSTAGRAM E TWITTER, QUAL É A REDE SOCIAL MAIS USADA PELOS PORTUGUESES?maisRaspadinha de 50 mil euros mud...Raspadinha de 50 mil euros muda a vida de quatro sem-abrigoQUATRO SEM-ABRIGO ESTAVAM A PEDIR ESMOLA QUANDO UM OUTRO HOMEM LHES OFERECEU UMA RASPADINHA PREMIADAmaisO que traz mais felicidade? Ga...O que traz mais felicidade? Gastar dinheiro contigo ou com os outros?A CIÊNCIA TEM UMA TEORIA SOBRE A FORMA COMO GASTAS DINHEIRO E SOBRE O QUE TE TRAZ MAIS FELICIDADEmaisPedro Teixeira conta à RFM que...Pedro Teixeira conta à RFM que nome vai dar ao filhoEM DIRETO NO LIVE DO WI-FI, PEDRO TEIXEIRA CONFESSA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUAL É O NOME QUE VAI DAR AO FILHOmaisCasa de Cristiano Ronaldo é as...Casa de Cristiano Ronaldo é assaltada no FunchalO INTRUSO DO ASSALTO A UMA DAS MORADIAS DE CRISTIANO RONALDO, ESTA QUARTA-FEIRA, JÁ FOI IDENTIFICADO E LOCALIZADO PELA POLÍCIAmaisRestaurante convida influencer...Restaurante convida influencers a pagar o jantar para um fim solidário e ninguém alinhouO RESTAURANTE REBEL ASIAN, EM LISBOA, LANÇOU UM DESAFIO SOLIDÁRIO AOS INFLUENCERS, MAS SEM SUCESSOmaisWeb Summit 2020 vai ser exclus...Web Summit 2020 vai ser exclusivamente onlineO QUE ACONTECE QUANDO UMA PANDEMIA IMPEDE UM EVENTO DE TECNOLOGIA DE TER PÚBLICO?mais“Queres casar comigo?”: Pete T...“Queres casar comigo?”: Pete Tha Zouk faz pedido de casamento surpreendenteJUNTOS HÁ TRÊS ANOS, PETE THA ZOUK DECIDIU PEDIR EM CASAMENTO A NAMORADA DE UMA FORMA SURPREENDENTE E ORGINALmais
Top