Há milhares e milhares de pessoas a passar fome no mundo inteiro. É um problema global que, infelizmente, cresce de dia para dia. A maioria depende da ajuda de organizações para sobreviver. O Programa Alimentar Mundial é uma das grandes ajudas, que, no terreno e diariamente, desempenha um trabalho extraordinário na luta contra a fome.


O Prémio Nobel da Paz decidiu assim distinguir, esta sexta-feira, o Programa Alimentar Mundial, “pelos esforços no combate à fome, pela contribuição para melhorar as condições de paz em zonas de conflito e por agir como uma força motriz nos esforços para evitar a utilização da fome como arma de guerra.”



Um dos rostos que também contribuiu para a erradicação da fome em todo o mundo é português! Formado em Engenharia do Território no Técnico, Pedro Matos é coordenador de emergências do Programa Alimentar Mundial e é um dos colaboradores que tem contribuído para o trabalho excecional que tem sido desempenhado pela organização distinguida com o Prémio Nobel da Paz.


O Programa Alimentar Mundial distribuiu, no ano passado, 15 mil milhões de refeições e assistiu 97 milhões de pessoas em 83 países e, dado o trabalho nobre, duro e muito necessário, o Comité do Prémio Nobel da Paz quis chamar à atenção “para os milhões de pessoas que passam fome” no mundo.



“O Comité norueguês do Nobel deseja enfatizar que fornecer assistência para aumentar a segurança alimentar não apenas previne a fome, como pode ajudar a melhorar as perspetivas de estabilidade e paz. O Programa Alimentar Mundial assumiu a liderança ao combinar trabalho humanitário com esforços de paz por meio de projetos pioneiros na América do Sul, África e Ásia” afirmou Berit Reiss-Anderseno, a presidente do Comité.


Este ano, a lista de candidatos era longa: 211 pessoas e 107 organizações. O Programa Alimentar Mundial reuniu esforços e candidatou-se, igualmente como tantos outros, mas a vitória não era sonhada. Muito se especulou, ao longo das últimas semanas, sobre as indicações de Donald Trump e Vladimir Putin ao Prémio Nobel da Paz. No entanto, soube-se que Donald Trump e Vladimir Putin foram afastados da escolha final para o vencedor do Prémio Nobel da Paz.


A cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz vai acontecer a 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, onde o Programa Alimentar Mundial vai receber dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), um diploma e uma medalha.


Apesar de a organização admitir que existem ainda muitas necessidades para colmatar, o Prémio Nobel da Paz reconhece assim a importância e a necessidade deste trabalho nobre, que tenta travar um problema que é cada vez mais global.