Amal caminha 8 mil quilómetros da Síria até ao Reino Unido pelos refugiados

AMAL É UMA BONECA DE 3,5 METROS DE ALTURA QUE VAI PERCORRER 8 PAÍSES PARA QUE O MUNDO CRESÇA O SUFICIENTE PARA A RECEBER

Jéssica Santos


A pequena Amal é uma mascote de 3,5 metros de altura que representa a esperança de muitos refugiados, que procuram uma vida, e é o reflexo da problemática que afeta milhões de pessoas, mas que muitas vezes nos passa ao lado por não ser a nossa realidade.

A boneca AMAL representa uma menina de 9 anos, refugiada, que viaja da fronteira entre a Turquia e a Síria até Manchester para procurar a sua mãe, o início de uma nova vida e de uma nova infância, como tantas outras crianças.



Amal quer fazer-se ver e ouvir perante o mundo e a sua caminhada de 8000 quilómetros serve para consciencializar os países para o que está a acontecer no mundo.


A viagem vai começar em abril de 2021 e terminará em julho do mesmo ano. Ao longo de três meses, mais de 70 cidades e vilas da Europa, no total de oito países, receberão Amal com arte. Desde grandes festas de rua a eventos comunitários mais íntimos.


A mascote vai passar pela Turquia, Grécia, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, onde irá participar no Festival Internacional de Manchester.


Uma vez que a atenção do mundo está noutra coisa, agora é mais importante do que nunca reacender o debate sobre a crise dos refugiados e mudar a narrativa em torno deste. Sim, os refugiados precisam de comida e cobertores, mas também precisam de dignidade e voz. O objetivo do “The Walk” é destacar o potencial do refugiado e não apenas as suas circunstâncias terríveis. A pequena Amal tem 3,5 metros de altura porque queremos que o mundo cresça o suficiente para recebê-la. Queremos que ela nos inspire a pensar grande e a agir mais”, afirma Amir Nizar Zuabi, o diretor artístico deste projeto.


Ainda que não passe por Portugal, vamos receber a pequena Amal de braços abertos e homenagear a sua caminhada.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Sem meias palavras, Pipoca Mai...Sem meias palavras, Pipoca Mais Doce critica escolhas de Teresa GuilhermePARECE QUE O AMBIENTE ENTRE A PIPOCA MAIS DOCE E TERESA GUILHERME ESTÁ CADA VEZ MAIS TENSOmaisVem aí o frio com temperaturas...Vem aí o frio com temperaturas a bater nos quatro graus!PARECE QUE OS CASACOS MAIS QUENTES E AS MEIAS GROSSAS VÃO SAIR DO ARMÁRIO E DAS GAVETAS MAIS CEDOmaisLizzo faz História em capa da ...Lizzo faz História em capa da VogueLIZZO É ASSIM A PRIMEIRA MULHER NEGRA E COM CURVAS A PROTAGONIZAR A CAPA DA VOGUEmaisSem-abrigo faz “dança feliz” d...Sem-abrigo faz “dança feliz” depois de uma entrevista de emprego e acaba contratadaAPÓS UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, UMA SEM-ABRIGO NÃO SE CONTEVE E DANÇOU DE FELICIDADE POR TER CORRIDO COMO ESPERADOmaisFernando Santos é o selecionad...Fernando Santos é o selecionador com mais jogos por PortugalFERNANDO SANTOS TORNOU-SE O SELECIONADOR COM MAIS JOGOS POR PORTUGAL COM 75 JOGOS À FRENTE DA SELEÇÃOmaisEspecialistas reúnem-se e cria...Especialistas reúnem-se e criam movimento anti-confinamentoO MOVIMENTO ANTI-CONFINAMENTO DEFENDE QUE UM NOVO ISOLAMENTO PODE TER EFEITOS DEVASTADORES NA SAÚDE MENTAL DAS PESSOASmaisEm “Dia de Cristina”, quem lid...Em “Dia de Cristina”, quem liderou foi a SICCOM O NOVO PROGRAMA DE CRISTINA FERREIRA NO AR NA TVI, A SIC CONSEGUIU SER O CANAL MAIS VISTO DO DIAmaisCasais que cozinham em equipa ...Casais que cozinham em equipa permanecem juntos mais tempoÉ O QUE DIZ UM ESTUDO SOBRE VÁRIOS CASAIS QUE FAZEM AS REFEIÇÕES, NA COZINHA, EM CONJUNTOmaisChef Kiko resolve na RFM com d...Chef Kiko resolve na RFM com dicas incríveis para aproveitamento de restos e sobras!CHEF KIKO RESOLVE NO CAFÉ DA MANHÃ ÀS SEXTA-FEIRAS. HOJE DEU SUGESTÕES COM SOBRAS DE ESPARGUETE OU MASSAmais
Top