Estes são os portugueses que estão a marcar a Volta a Itália

O CICLISMO PORTUGUÊS VIVEU UM DIA HISTÓRICO, ESTE DOMINGO, GRAÇAS A JOÃO ALMEIDA E RÚBEN GUERREIRO

Madalena Costa


Viveu-se um dia histórico para o ciclismo português em Itália, este domingo. Rúben Guerreiro venceu a nona etapa da Volta a Itália e assumiu a liderança da classificação da montanha. Já João Almeida, outro português em prova, não alcançou o pódio, mas manteve a camisola rosa, o símbolo da liderança que alcançou na terceira etapa.



Para os dois portugueses, esta é uma paixão que nasceu cedo e que nunca mais os largou. João Almeida e Rúben Guerreiro, os dois portugueses que estão em grande destaque na Volta a Itália, cresceram com os pés nos pedais das bicicletas.


Para ambos, o dia de domingo começou cedo e com alguns nervos à mistura. Apesar da fé e da confiança, poucos tinham a certeza de que o domingo seria um dia histórico para o ciclismo português. Apesar das duas vitórias, há ainda muita estrada para percorrer e etapas para vencer.


Mas, afinal, quem são os portugueses que já são falados e conhecidos lá fora?


João Almeida tem 22 anos e é natural das Caldas da Rainha, mais propriamente, de uma freguesia chamada A dos Francos.


Antes de começar a equipar-se a rigor e a pedalar a sério aos 14 anos, João Almeida dedicou-se a vários outros desportos. Andou na natação, jogou futebol nas camadas jovens do Grupo Desportivo A dos Francos, e dançou no rancho folclórico local, mas o ciclismo esteve, quase desde sempre, em primeiro lugar.



A partir dos 14 anos, João Almeida dedicou-se ao ciclismo e, na escola Ecosprint-BTT das Caldas, deu os primeiros “sprints”.


Da equipa de BTT das Caldas da Rainha, o ciclista português passou para o Cartaxo, para o Bombarralense e para o Bairrada, e sempre conseguiu conciliar as suas obrigações familiares, escolares e até desportistas.


Com o passar dos anos, João Almeida tornou o ciclismo a sua profissão, tornando-se um atleta internacional e passando a vestir sempre rosa nas mais variadas provas. Este ano, tem sido de vitórias para o ciclista! O corredor da Deceuninck-Quick Step ficou em segundo lugar no prémio da juventude da Volta ao Algarve, terminou a Volta a Burgos no terceiro lugar da geral individual e dos pontos e ganhou depois o prémio da juventude no Tour de L’Ain.


Também Rúben Guerreiro, de 26 anos, começou por praticar outro desporto antes de pegar na bicicleta. O ciclista, natural do concelho do Montijo, começou, como tantos jovens, a jogar futebol, mas a paixão pelo ciclismo começou cedo. Desde pequeno que Rúben Guerreiro assistia à Volta a França e não perdia uma etapa, sonhando, um dia, subir ao pódio.



Aos sete anos, Rúben começou a praticar BTT, e, mais tarde, já com 17 anos, recebeu uma bicicleta de estrada e integrou a equipa do Matos Cheirinhos. A partir daqui, nunca mais parou!


O português já conta, no seu currículo, com um campeonato nacional de estrada em 2017, título que também conquistou na categoria de sub-23 e em júnior. Ainda em sub-23, venceu o GP Palio del Recioto, em Itália.


Os dois ciclistas portugueses não esconderam a felicidade que sentiram ao liderar algumas das etapas da Volta a Itália e ainda mostraram que são grandes fãs de Cristiano Ronaldo. Assim que cruzou a meta, Rúben Guerreiro imitou o já famoso gesto do craque português, quando marca um golo, e João Almeida deixou-lhe uma mensagem, assim que terminou mais uma etapa.


“Não sei se me conhece a mim ou ao Rúben, mas espero que esteja orgulhoso" disse, citado pelo jornal O Jogo.


Com a ambição presente e sem baixar os braços, João Almeida e Rúben Guerreiro voltam a pedalar, já esta terça-feira, para vencer a Volta a Itália, que termina a 25 de outubro.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Amal caminha 8 mil quilómetros...Amal caminha 8 mil quilómetros da Síria até ao Reino Unido pelos refugiadosAMAL É UMA BONECA DE 3,5 METROS DE ALTURA QUE VAI PERCORRER 8 PAÍSES PARA QUE O MUNDO CRESÇA O SUFICIENTE PARA A RECEBERmaisSem meias palavras, Pipoca Mai...Sem meias palavras, Pipoca Mais Doce critica escolhas de Teresa GuilhermePARECE QUE O AMBIENTE ENTRE A PIPOCA MAIS DOCE E TERESA GUILHERME ESTÁ CADA VEZ MAIS TENSOmaisVem aí o frio com temperaturas...Vem aí o frio com temperaturas a bater nos quatro graus!PARECE QUE OS CASACOS MAIS QUENTES E AS MEIAS GROSSAS VÃO SAIR DO ARMÁRIO E DAS GAVETAS MAIS CEDOmaisLizzo faz História em capa da ...Lizzo faz História em capa da VogueLIZZO É ASSIM A PRIMEIRA MULHER NEGRA E COM CURVAS A PROTAGONIZAR A CAPA DA VOGUEmaisFernando Santos é o selecionad...Fernando Santos é o selecionador com mais jogos por PortugalFERNANDO SANTOS TORNOU-SE O SELECIONADOR COM MAIS JOGOS POR PORTUGAL COM 75 JOGOS À FRENTE DA SELEÇÃOmaisSem-abrigo faz “dança feliz” d...Sem-abrigo faz “dança feliz” depois de uma entrevista de emprego e acaba contratadaAPÓS UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, UMA SEM-ABRIGO NÃO SE CONTEVE E DANÇOU DE FELICIDADE POR TER CORRIDO COMO ESPERADOmaisEspecialistas reúnem-se e cria...Especialistas reúnem-se e criam movimento anti-confinamentoO MOVIMENTO ANTI-CONFINAMENTO DEFENDE QUE UM NOVO ISOLAMENTO PODE TER EFEITOS DEVASTADORES NA SAÚDE MENTAL DAS PESSOASmaisEm “Dia de Cristina”, quem lid...Em “Dia de Cristina”, quem liderou foi a SICCOM O NOVO PROGRAMA DE CRISTINA FERREIRA NO AR NA TVI, A SIC CONSEGUIU SER O CANAL MAIS VISTO DO DIAmaisCasais que cozinham em equipa ...Casais que cozinham em equipa permanecem juntos mais tempoÉ O QUE DIZ UM ESTUDO SOBRE VÁRIOS CASAIS QUE FAZEM AS REFEIÇÕES, NA COZINHA, EM CONJUNTOmais
Top