Machu Picchu reabre apenas para um turista

A VIAGEM DE JESSE TAKAYAMA SOFREU UMA GRANDE REVIRAVOLTA, MAS NÃO DEIXOU DE SER SURPREENDENTE

Jéssica Santos


Jesse Takayama viajou do Japão para o Peru, em março, para cumprir o sonho de visitar o Machu Picchu, mas foi apanhado de surpresa pela pandemia. Um dia antes da sua partida, o governo peruano decidiu encerrar as visitas ao sítio arqueológico.


O turista japonês tinha tudo planeado: depois do Peru, seguiria para outros países da América do Sul. Mas a Covid-19 não fazia parte dos seus planos (nem da maioria das pessoas) e Jesse Takayama teve de arranjar outras alternativas, uma vez que as fronteiras também se encontravam fechadas. Em vez de dias, Jesse Takayama acabou por ficar sete meses na cidade de Aguas Calientes, acompanhado pela esperança de vir a visitar o Machu Picchu.


E como saber esperar é uma grande virtude, o turista acabou por colher, sete meses depois, os frutos da sua paciência. Com a ajuda de uma empresa de turismo local, apresentou um pedido especial ao governo peruano, para visitar o Machu Picchu, que ainda se encontra encerrado. O Ministério da Cultura peruano acabou por aceitar. “O cidadão japonês entrou com o chefe do parque [em Machu Picchu] para que possa fazer isto antes de regressar ao seu país”, disse o ministro da Cultura, Alejandro Neyra, esta segunda-feira, citado pela agência Reuters.


Jesse Takayama viu a sua viagem ser alterada por causa da pandemia, mas de certeza que não tinha nos planos visitar o Machu Picchu sozinho, sem turistas à volta. Uma experiência única e improvável. Não fosse acontecer naquele que está a ser o ano mais atípico de que há memória.


Takayama tornou-se, assim, no primeiro turista a ter o Machu Picchu só para si. O jovem está de partida para o Japão no dia 16 de outubro e para já ainda não há previsões para a abertura do Machu Picchu. O ministro da Cultura do Peru diz que poderá acontecer em novembro, mas não revelou uma data concreta.


A história de Jesse Takayama mostra como a vida pode ser imprevisível, mas ainda assim surpreendente.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
RFM sobe nas audiências e está...RFM sobe nas audiências e está forte! Obrigado!A RFM É OUVIDA POR 3 MILHÕES DE OUVINTES! OBRIGADO!!maisPortugal entra de novo em esta...Portugal entra de novo em estado de calamidade. O que muda?PASSAM A ESTAR PROIBIDOS AJUNTAMENTOS DE MAIS DE 5 PESSOAS NA RUA E OS CASAMENTOS E BATIZADOS COM MAIS DE 50 PESSOASmaisTem 10 anos e deixou os Coldpl...Tem 10 anos e deixou os Coldplay sem palavras com esta versão de “Fix You”NANDI BUSHELL TEM 10 ANOS E JÁ IMPRESSIONOU VÁRIAS ESTRELAS DA MÚSICAmaisCristiano Ronaldo esteve no Ca...Cristiano Ronaldo esteve no Café da Manhã... de uma forma diferente!O CAFÉ DA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA CONTOU COM A VOZ DE CRISTIANO RONALDO PELO TELEFONE E ESTÁ INCRÍVEL!maisFilipe Pinto, vencedor do Ídol...Filipe Pinto, vencedor do Ídolos, é assaltado e fica sem músicas do novo álbumO VENCEDOR DO ÍDOLOS FICOU SEM O SEU COMPUTADOR, AS MÚSICAS DO NOVO ÁLBUM E O DISCO DE BACKUPmaisMorreu um dos músicos fundador...Morreu um dos músicos fundadores da banda SantamariaA BANDA SANTAMARIA ANUNCIOU O FALECIMENTO DE TONY LEMOS NO INSTAGRAM, ESTA TERÇA-FEIRAmaisPor amor, escala 282 montanhas...Por amor, escala 282 montanhas para homenagear a mulherUM HOMEM DE 80 ANOS PROMETEU QUE IRIA ESCALAR 282 MONTANHAS NA ESCÓCIA PARA ANGARIAR FUNDOS E PARA HOMENAGEAR A SUA MULHERmaisTony carreira não reconhece a ...Tony carreira não reconhece a própria filhaNUM DESAFIO LANÇADO POR RODRIGO GOMES, TONY CARREIRA NÃO RECONHECEU A FILHA NUMA FOTOGRAFIA EM CRIANÇAmais“Emily in Paris” é um sucesso ...“Emily in Paris” é um sucesso em Portugal, mas não convenceu os francesesA SÉRIE "EMILY IN PARIS" É ACUSADA DE SER SEXISTA, DE ESTAR RECHEADA DE CLICHÉS E DE PINTAR OS FRANCESES DE FORMA MUITO POUCO ABONATÓRIA. POR CÁ FOI UM SUCESSOmais
Top