"Num momento, podemos estar na melhor fase da nossa vida e, no outro, estamos a lutar pela sobrevivência da nossa família. No fundo, estamos todos à chuva"

D.A.M.A

É com esta frase que os D.A.M.A. apresentam o seu novo album e foi, dia 19 de Outubro, um dia de chuva torrencial que o grupo apresentou o seu novo quarto disco " Sozinhos à Chuva"..

No entanto tal como no album, na primeira audição do album para a comunicação social, mantendo as medidas de segurança, o trio não esteve sozinho.

Além de Miguel Cristovinho, Miguel Coimbra e Kasha, no Capitólio, em Lisboa apareceram também alguns dos muitos convidados que participam neste disco: Carolina Deslandes, Bárbara Bandeira, Nelson Freitas, Lutz , Mike 11 e T-Rex.


 


Depois de 7 anos intensos, 3 discos editados, quase 600 concertos, dezenas de colaborações e muita exposição, em 2018 os D.A.M.A. precisaram de se afastar para se dedicarem às suas histórias individuais e, depois, poderem voltar a sentir prazer no que faziam.

Estiveram um ano e meio afastados mas sempre a fazer canções mas, numa viagem ao Brasil, em Fevereiro de 2019, reencontraram-se e voltaram a sentir o que os fez formar uma banda.

Decidiram então que o seu quarto album não poderia ser apenas um conjunto de canções mas uma viagem musical para ser ouvida ininterruptamente, da primeira à última faixa.

Para 2020 os DAMA tinham planeado regressar em força com um quarto disco para ser ouvido de uma ponta à outra, desvendando uma canção por mês, com início em Janeiro, e em Abril revelar o álbum completo, Assim lançaram ‘Tento’, depois ‘Um Bocado’, ‘Ela’ e ‘Oh No’.



No entanto, 2020 revelou-se um ano cheio de ‘surpresas’ mostrando que não controlamos tudo o que nos rodeia, e que aquilo que temos como garantido nos pode ser retirado de um dia para o outro.

Foi assim que, com a chegada da pandemia, o grupo decidiu reajustar os seus planos.

Miguel Cristovinho, Kasha e Miguel Coimbra optaram por dedicar o seu tempo aos que lhes são mais próximos e adiar o lançamento do album.



Depois,na altura do regresso ao trabalho, os D.A.M.A. decidiram fazer um disco diferente e completamente novo!

A necessidade de partilha levou-os a gravar o seu álbum mais colaborativo de sempre com participações de Mike11, T-Rex, Suave, Ivo Lucas, Bárbara Bandeira, Carolina Deslandes, Nelson Freitas, Lutz e Meoli.

Intitulado “Sozinhos à Chuva”, o quarto album dos D.A.M.A. tem edição prevista para 30 de Outubro

Alinhamento “Sozinhos À Chuva”:

  1. Intro
  2. Sozinhos à Chuva feat Mike 11 & T-Rex
  3. Então e Tu
  4. Medo (skit)
  5. À Solta feat. Ivo Lucas & Bárbara Bandeira
  6. Desejo (skit)
  7. Coisas Normais feat. Carolina Deslandes
  8. Coragem (skit)
  9. O Que Foi
  10. Aceitação
  11. Mar de Rosas
  12. Razão (skit)
  13. Faz de Conta (feat. Nelson Freitas)
  14. Meoli
  15. Deve Ter Sido Engano feat Lutz
  16. Amor (skit)
  17. Jura / Gota d’Água feat. Bárbara Bandeira
  18. Paz (skit)
  19. Para Ti

"Foi uma maratona mas conseguimos! .A escolha do nome do álbum (que é também o nome de uma das faixas ) resume esse percurso do sentimento de não pertença, da facilidade com que nos isolamos e de sentirmos que não precisamos do outro, até à tomada de consciência de que esse não é o caminho que nos está destinado e, na realidade, quando partilhamos e nos unimos (mesmo estando afastados) é que a ‘magia’ acontece.

E associámos assim “sozinhos” (plural) à ideia da “chuva”, que simboliza tudo aquilo que ‘cai’ sobre nós, sejam vitórias, desilusões, momentos que nos encheram a alma de felicidade e também episódios mais duros que nos obrigaram a crescer. Num momento, podemos estar na melhor fase da nossa vida e, no outro, estamos a lutar pela sobrevivência da nossa família. No fundo, estamos todos à chuva...

Em suma, “Sozinhos à Chuva” resume o nosso passado, assume o nosso presente e espreita pela fechadura do nosso futuro.» - D.A.M.A