Qual é o país do mundo com mais variedade de pão?

NO DIA MUNDIAL DO PÃO, HÁ UM PAÍS NO MUNDO COM MAIS TIPOS DIFERENTES DE PÃO E COM UM VERDADEIRO TALENTO PARA A FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DESTE ALIMENTO

Ana Margarida Oliveira


Os alemães adoram pão, têm um talento especial para fazê-lo e têm provavelmente as padarias mais apetecíveis do mundo inteiro.

São uns autênticos mestres a realizar “magia” com apenas um pouco de trigo ou centeio. Por isso, quem visita uma padaria, na Alemanha, tem uma gigante variedade de pão e uma enorme dificuldade em escolher. Na verdade, dá vontade de comprar vários, muitos ou quase todos. Como são cerca de 3 mil tipos de pão diferentes, levaríamos vários meses, se provássemos 2 ou 3 diferentes por dia.



Esta tendência para a produção de pão faz com que, na Alemanha, quase tudo se possa tornar em pão. De cenoura se faz pão, de batata se faz pão, de fruta se faz pão, de ervas se faz pão. Há todo e qualquer tipo de pão.


São mestres na arte da fermentação e têm um especial talento para transformar vários produtos comestíveis em pão. Vai do mais branco ao mais escuro, do mais fofo ao mais duro, do mais leve ao mais pesado, do adocicado ao amargo, do mais simples ao mais complexo.
A tradição tem raízes na Idade Média e, segundo os historiadores, as associações medievais de produção de pão tiveram um papel essencial na fabricação e no desenvolvimento deste alimento tão apetecido, naquele tempo.

Para além das imensas variedades de pão em permanência ainda há, todos os anos, as novidades da moda, criadas para dar resposta às necessidades que a atitude perante a alimentação vai desejando e exigindo, mais naturais e saudáveis. Assim, há pão sem hidratos de carbono ou feito com legumes, fruta ou, basicamente, feito de tudo o que se pode imaginar.



Existem no país mais de 18 mil empresas no setor. Há ofertas do produto em cada esquina alemã e as padarias alemãs são típicas, ou seja, só têm aquela aparência no país. São únicas.


Os alemães adoram pão e consomem todo o tipo de pão, no entanto a sua preferência vai para o pão escuro. Quanto mais escuro melhor! Chamam-lhe mesmo “pão preto”, Schwarzbrot, e dentro da categoria do pão preto há imensas variedades também.
Isto porque, dizem os especialistas, o centeio é mais fácil de cultivar porque não precisa de um solo de grande qualidade, o que faz com que os alemães tenham uma relação especial com o pão preto.


E ainda há o famoso Bretzel.

Com origem no sul da Alemanha, a palavra vem do latim braccellus, 'bracelete', ou de brachiatus, 'dotado de braços', porque a forma do Bretzel é idêntica à de dois braços cruzados. É um tipo de pão muito comum. É seco, estaladiço, rijo e normalmente salgado. É um bom snack e é frequentemente consumido a acompanhar a cerveja, igualmente alemã. Também há Bretzel doce, mas originalmente é salgado.



Os nomes podem ser complicados e difíceis de dizer, mas o pão é todo ele uma delícia! Ficam aqui alguns dos cerca de 3 mil tipos de pão diferentes:


Weizenbrot

Grahambrot

Weizenschrottoastbrot

Vollkornbrot

Weizen-Roggen-Schrotbrot
Weizen-Roggen-Schrottoastbrot
Weizen-Roggen-Vollkornbrot
Roggenmischbrote
Roggen-Weizen-Schrotbrot
Ruchbrot
Schwarzbrot


Em Portugal, já encontras alguns bons pães alemães. Quando for possível voltar a viajar e se fores à Alemanha, entra numa padaria e encanta-te!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Diogo Jota, o novo craque port...Diogo Jota, o novo craque português, vai ser paiNA POSIÇÃO DE CRISTIANO RONALDO, DIOGO JOTA DESLUMBROU NO JOGO COM A SUÉCIA, EM QUE PORTUGAL GANHOU 3-0maisNovo recorde de casos. António...Novo recorde de casos. António Costa admite mais restrições!PORTUGAL REGISTA MAIS DE DOIS MIL NOVOS CASOS PELO TERCEIRO DIA CONSECUTIVOmaisRapazes vestem saias para prot...Rapazes vestem saias para protestar contra o uniforme das raparigasALUNOS DE UMA ESCOLA NO CANADÁ CRIARAM UM MOVIMENTO PARA PROTESTAR CONTRA OS UNIFORMES FEMININOSmaisO decote da primeira-ministra ...O decote da primeira-ministra da Finlândia está a gerar polémicaDEPOIS DAS CRÍTICAS, VIERAM OS ELOGIOS: O DECOTE DA PRIMEIRA-MINISTRA DA FINLÂNDIA ESTÁ A GERAR POLÉMICAmaisPedro Fernandes fez treinos de...Pedro Fernandes fez treinos de captação para o Sporting!ISTO E MUITO MAIS É O QUE PODES SABER AQUI SOBRE O NOSSO QUERIDO PEDRO FERNANDES QUE FAZ ANOS HOJEmaisJá podes fazer ski e snowboard...Já podes fazer ski e snowboard sem ir para a neveATRAVÉS DE UM SIMULADOR DE REALIDADE VIRTUAL, ESTE GINÁSIO TRANSPORTA-TE PARA A NEVE AO MESMO TEMPO QUE EXERCITAS O CORPOmaisBillie Eilish é vítima de body...Billie Eilish é vítima de body shaming e esta foi a resposta que deuBILLIE EILISH FEZ UM VÍDEO, ESTE ANO, SOBRE O BODY SHAMING, ONDE SURGE A TIRAR A ROUPA ENQUANTO LÊ UMA FORTE MENSAGEMmaisBanda organiza concerto dentro...Banda organiza concerto dentro de bolhas gigantesANTES DA PANDEMIA, A BANDA "THE FLAMING LIPS" JÁ COSTUMAVA USAR BOLHAS GIGANTES EM CONCERTOSmaisDenver de La Casa de Papel viv...Denver de La Casa de Papel viveu depressão severa depois de se tornar famosoDEPOIS DE SE TORNAR MUNDIALMENTE CONHECIDO, JAIME LORENTE, DENVER DE LA CASA DE PAPEL, CONFESSOU QUE VIVEU UMA DEPRESSÃO FORTEmais
Top