Tráfico de seres humanos em Portugal: uma realidade aqui ao lado

O DIA EUROPEU DE COMBATE AO TRÁFICO DE SERES HUMANOS ASSINALA-SE DIA 18 DE OUTUBRO

Jéssica Santos


Os números são do ano passado, mas mostram uma realidade que é vivida por milhões de pessoas em pleno século XXI: cerca de 21 milhões de pessoas, sobretudo mulheres e meninas, são vítimas de tráfico humano, denunciou a Cruz Vermelha.

O tráfico de seres humanos é um crime complexo, pois implica diferentes ações, formas de violência e de exploração.

Este crime aproveita-se de situações de vulnerabilidade, como conflitos armados, pobrezas e perseguição para explorar pessoas, fazendo com que outras lucrem com o comércio de seres humanos. E muitas vezes esta é a última escolha das vítimas, que apenas procuram um novo recomeço.

E Portugal não é apenas um ponto de passagem, mas também um destino. Por ser um país que está perto do Mediterrâneo, por fazer ponte entre África e a Europa e América Latina e o resto da Europa.

Vivemos numa época em que milhares de migrantes e refugiados arriscam a vida e depositam todos os seus sonhos e ambições num barco de plástico, que muitas vezes se fica pelo mar.



Neste Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, celebrado a 18 de outubro, falamos sobre o que se está a passar na costa algarvia.


Por lá, já chegaram quase 80 pessoas a bordo de embarcações oriundas, a maioria, de El Jadida, em Marrocos. Partem em busca de uma entrada na Europa.


Agora, foi detida a primeira pessoa responsável por este crime de tráfico de seres humanos. Trata-se de um cidadão marroquino que, segundo o Correio da Manhã, terá chegado ao Algarve, no final de setembro, numa embarcação onde seguiam outros migrantes.


O homem foi constituído arguido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Esta foi a primeira detenção relacionada com este esquema.


O tráfico de seres humanos ainda é algo que acontece em pleno século XXI. E muitas vezes numa realidade mais próxima do que aquilo que se pensa. É imperativo que a sociedade tenha consciência de que há pessoas ao seu redor que têm os seus direitos humanos violados.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
RFM arrecada 5 prémios de cria...RFM arrecada 5 prémios de criatividade Meios & Publicidade!!!NA EDIÇÃO DE 2020 DOS PRÉMIOS MEIOS & PUBLICIDADE, A RFM GANHOU CINCO PRÉMIOS DE CRIATIVIDADEmaisChef Kiko faz um bolo delicios...Chef Kiko faz um bolo delicioso com cascas de bananaHOJE, EM DIA DE ANOS DO PEDRO FERNANDES, O CHEF KIKO CONFECIONOU UM BOLO DE ANIVERSÁRIO FEITO COM CASCAS DE BANANA. NEM A CASCA SE DEITA FORA!maisDesigner portuguesa é a autora...Designer portuguesa é a autora do logo da Jornada Mundial da Juventude de 2023DE ENTRE CANDIDATOS DE TODO O MUNDO, LOGÓTIPO DE DESIGNER PORTUGUESA É O ESCOLHIDO PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE 2023maisQual é o país do mundo com mai...Qual é o país do mundo com mais variedade de pão?NO DIA MUNDIAL DO PÃO, HÁ UM PAÍS NO MUNDO COM MAIS TIPOS DIFERENTES DE PÃO E COM UM VERDADEIRO TALENTO PARA A FERMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DESTE ALIMENTOmaisNovo recorde de casos. António...Novo recorde de casos. António Costa admite mais restrições!PORTUGAL REGISTA MAIS DE DOIS MIL NOVOS CASOS PELO TERCEIRO DIA CONSECUTIVOmaisDiogo Jota, o novo craque port...Diogo Jota, o novo craque português, vai ser paiNA POSIÇÃO DE CRISTIANO RONALDO, DIOGO JOTA DESLUMBROU NO JOGO COM A SUÉCIA, EM QUE PORTUGAL GANHOU 3-0maisRapazes vestem saias para prot...Rapazes vestem saias para protestar contra o uniforme das raparigasALUNOS DE UMA ESCOLA NO CANADÁ CRIARAM UM MOVIMENTO PARA PROTESTAR CONTRA OS UNIFORMES FEMININOSmaisO decote da primeira-ministra ...O decote da primeira-ministra da Finlândia está a gerar polémicaDEPOIS DAS CRÍTICAS, VIERAM OS ELOGIOS: O DECOTE DA PRIMEIRA-MINISTRA DA FINLÂNDIA ESTÁ A GERAR POLÉMICAmaisPedro Fernandes fez treinos de...Pedro Fernandes fez treinos de captação para o Sporting!ISTO E MUITO MAIS É O QUE PODES SABER AQUI SOBRE O NOSSO QUERIDO PEDRO FERNANDES QUE FAZ ANOS HOJEmais
Top