Parece que estamos prestes a despedir-nos do tempo quente e das t-shirts de manga curta!


A depressão Bárbara chegou em força e trouxe a todo o país chuva e vento forte, colocando-o sob aviso amarelo, a partir desta segunda-feira. No entanto, o agravamento do mau tempo levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a anunciar que cinco distritos do centro e norte do país vão passar a alerta vermelho.



O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, vai estar em vigor em Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Castelo Branco, entre as 12h e as 18h desta terça-feira. As previsões apontam para “chuva forte e persistente”, aumento da intensidade do vento com rajadas até aos 100 quilómetros por hora, agitação marítima e uma maior probabilidade de inundações e cheias rápidas em zonas urbanas.


Assim, até às 18h desta segunda-feira, todos os distritos estão sob aviso amarelo e, a partir dessa hora, 15 passam a laranja. Já na terça-feira, cinco distritos passam a aviso vermelho enquanto os restantes mantêm-se sob aviso laranja.


Parece que a situação meteorológica de Portugal vai agravar-se e, por isso, há que tomar cuidados! A Proteção Civil aconselhou a população a evitar zonas com risco de cheias, a realizar manutenção das sarjetas e a fixar objetos que se possam soltar com o vento.



Para além disso, não te esqueças do guarda-chuva, do casaco e das botas. Parece que o outono veio mesmo para ficar!