A Disney+ quer criar um mundo mais inclusivo e, por isso, em vez de remover os filmes cujas cenas têm alguns estereótipos, decidiu deixar mensagens antes da exibição dos mesmos.


Por se tratar de clássicos antigos, que foram feitos numa altura em que ainda não existia um debate sobre temas como preconceitos e estereótipos, filmes como “Peter Pan”, “Dumbo” e “A Família Robinson” contêm cenas, que vistas à luz dos dias de hoje, já não fazem sentido.


Peter Pan

Por exemplo, no caso do “Peter Pan”, lançado em 1953, a Disney+ alerta para a representação estereotipada dos povos nativo-americano que “não reflete a sua diversidade nem as suas tradições culturais.


A Família Robinson

Em “A Família Robinson”, alguns piratas pintam o rosto, falam numa língua pouco percetível e "estão vestidos de maneira exuberante”. Isto apresenta uma "representação racista dos povos asiáticos e do Oriente Médio", refere a Disney+.


Dumbo

E no filme “Dumbo”, o líder do grupo de pássaros chama-se Jim Crow, uma referência às leis estaduais e locais, chamadas Jim Crow, que impunham a segregação racial nos Estados Unidos.



“Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora” lê-se nas notas colocadas. "Não podemos mudar o passado, mas podemos reconhecê-lo, aprender com ele e seguir em frente para criar um amanhã com o qual hoje só podemos sonhar."


E uma das soluções apresentadas pela Disney+ passa por perceber o que estava de errado com o que foi feito em filmes antigos, para que não se repita nas produções presentes e para que se possa oferecer ao público mais jovem uma representação ampla e diversificada da sociedade.