É um debate que se alastra e para o qual ainda nada foi decidido. Para já, Portugal vai continuar a mudar os ponteiros do relógio duas vezes por ano. E é isso mesmo que vai acontecer este domingo, 25 de outubro: mais uma dança dos minutos. Às 2h00 de domingo, os relógios vão recuar uma hora.


Poucos gostamos de dias pequenos, mas a verdade é que a hora de inverno está mais próxima do nosso ritmo solar do que o horário de verão. O padrão é, portanto, a hora de inverno.

A moção sobre a possibilidade de acabar com a mudança da hora foi colocada em votação pela Finlândia, em 2018, depois de o país ter feito uma petição pública que pedia o fim da alteração da hora.



Efeitos negativos para a saúde, aumento dos acidentes rodoviários e a inexistência de poupanças de energia são alguns dos argumentos apresentados por quem se mostra a favor do fim da mudança de hora.


Alguns especialistas do sono mostram que a mudança de hora é um mal menor para a rotina do sono. Isto porque o repouso e a atividade respondem à luz solar. Ao acabarmos com a mudança de hora e, assim, ficarmos com o horário de verão no inverno, desperdiçamos as horas de sol de manhã - o sol nascerá bem depois das oito da manhã - e diminuímos as horas de sol no final do dia.

Quem entra no trabalho ou na escola às oito da manhã, entra ainda sem sol. Numa entrevista à agência Lusa, o médico especialista do sono Joaquim Moita avisou que um horário como este “não será benéfico”. “As crianças e os adolescentes já deviam ir bem acordados para a escola e, para acordar bem, o cérebro precisa de exposição ao sol, à luz solar.”

E o mesmo se aplica aos adultos: “Os mesmos problemas também se podem aplicar ao mundo do trabalho. É muito preocupante para as faixas etárias mais jovens, mas também para quem já trabalha.”

Até lá, a hora vai mudar e tudo o que podemos dizer para te motivar é: no domingo vais dormir mais uma hora.