Vêm aí uma nova redução de preços das portagens em algumas autoestradas do país! A decisão foi tomada, esta quinta-feira, pelo Governo em sede de Conselho de Ministros, que aprovaram a resolução que reduz o preço das portagens em ex-SCUT e autoestradas do Interior.


"Foi aprovada a resolução que reduz o preço das portagens nas autoestradas A4 – Sendim/Águas Santas, A4 – Túnel do Marão, A4 – Vila Real-Bragança (Quintanilha), A13 – Atalaia (A23)/Coimbra Sul, A13-1, A17 – Mira/Aveiro Nascente (IP5), A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 – Freixieiro/Ermida (IC 25) e A42" lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.



A redução dos preços a aplicar vai ser:


  • uma redução de 25% para os veículos de classe 1 e 2, desde o 8.º dia de utilização num mês na mesma via. Este desconto abrange os seguintes lanços ou sublanços de 10 vias: A22 – Algarve; A23 – IP; A23 – Beira Interior; A24 – Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; A28 – Norte Litoral; A4 – Subconcessão AE transmontana; A4 – Túnel do Marão; A13 e A13-1 - Subconcessão do Pinhal Interior;

  • aumento do desconto para veículos de transporte de mercadorias. O desconto, que era de 30% durante o dia e 50% durante a noite, passa a ser, respetivamente, 35% e 55%.

  • este este último desconto abrange ainda o transporte de passageiros, com o objetivo de incentivar o uso do transporte coletivo. Os lanços ou sublanços abrangidos para transportes de mercadorias e de passageiros incluem-se nas 10 vias descritas anteriormente, às quais se juntam a Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29).

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, explicou que estas medidas, "considerando que constava no programa de governo a redução dos custos de contexto e aproximar as populações no âmbito da coesão territorial", vão permitir também "promover a redução da sinistralidade, usando vias menos utilizadas", como "ex-SCUT e vias que se localizam predominantemente no interior".


As novas medidas vão entrar em vigor a partir do 1 de janeiro de 2021 e o acesso a esta redução é universal, através de identificador eletrónico.