“Gente bonita come fruta feia”. Foi com base nesta premissa que nasceu, em 2013, a Fruta Feia. Este projeto compra diretamente aos agricultores os produtos rejeitados pelos supermercados e vende-os aos consumidores em pontos de entrega.


E o melhor: por semana, a Fruta Feia evita o desperdício de 15 toneladas de fruta e leguminosas; em seis anos, foram poupadas duas mil toneladas de alimentos.



Pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, a Fruta Feia foi distinguida, esta quarta-feira, com o prémio LIFE para o Ambiente da União Europeia (UE), o mais popular entre o público.


A Fruta Feia conta com 250 produtores e seis mil consumidores, que recolhem os seus cabazes de frutos e vegetais em 12 pontos de entrega no país.

O mundo está cada vez mais alerta para o desperdício alimentar. Por ano, são desperdiçados aproximadamente 1 trilião de alimentos em todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, acabar com este desperdício permitiria preservar alimentos suficientes para alimentar 2 biliões de pessoas - mais do dobro do número de pessoas subnutridas em todo o mundo.

Em Portugal, têm nascido cada vez mais projetos que pretendem acabar com este mal maior. E todos ficamos a ganhar: evitamos o desperdício, o ambiente agradece, os produtores também e os consumidores idem.