Que a pandemia está a ser um período de mudança, já não é novidade. Que nos estamos a adaptar a esta nova realidade, também não. Por isso, a maioria dos portugueses está a tentar encarar este período com otimismo. Quando estamos perante um vírus, que não podemos controlar, mas sim prevenir, o melhor é aceitar e acreditar que o melhor ainda está por vir.


Um estudo realizado pelo Grupo Ageas Portugal e a Eurogroup Consulting Portugal perguntou a 1744 portugueses, entre 9 e 23 de setembro de 2020, a pergunta “Como é que a crise sanitária e económica que enfrentamos influenciará o consumo, hábitos de vida e de trabalho de cada um de nós?”.


As respostas permitiram concluir que os portugueses estão moderadamente otimistas – com uma média de 6,11, numa escala de 0 a 10 – e esperam que o impacto da pandemia se transforme em mudanças positivas no futuro na proteção da saúde, numa alimentação mais saudável, num maior consumo de produtos locais e no apoio da tecnologia.



Em resumo, e apesar de ser um momento de muitas dúvidas, o momento de crise pandémica que estamos a atravessar desperta uma série de aspirações para transformações positivas, que tocam dois níveis. O primeiro relacionado com os valores, prioridades e necessidades de cada um e o segundo relacionado com os comportamentos sociais, o consumo mais racional e mais consciente, a relação com o ambiente e a sustentabilidade, e a transformação duradoura do trabalho, apoiada na tecnologia e no desenvolvimento de competências” diz o estudo.


O confinamento teve um efeito positivo na sustentabilidade, já que 50% dos participantes deste estudo afirmam ter feito alterações no que diz respeito à reciclagem, reutilização e redução do consumo e do uso de plástico.


Estas mudanças estruturais permitem aos portugueses terem uma perspetiva mais positiva em relação à pandemia e às mudanças que esta trouxe e ainda pode trazer. Também sabemos que este é um período delicado para inúmeras pessoas, que viram os seus contextos laborais e pessoais muito alterados. Na impossibilidade de alterar o que não controlamos, resta-nos manter uma atitude positiva face ao presente e ao futuro.