Portugueses estão otimistas em relação à pandemia, diz estudo

OS PORTUGUESES ESTÃO OTIMISTAS EM RELAÇÃO AO IMPACTO QUE A PANDEMIA TERÁ NO FUTURO

Jéssica Santos


Que a pandemia está a ser um período de mudança, já não é novidade. Que nos estamos a adaptar a esta nova realidade, também não. Por isso, a maioria dos portugueses está a tentar encarar este período com otimismo. Quando estamos perante um vírus, que não podemos controlar, mas sim prevenir, o melhor é aceitar e acreditar que o melhor ainda está por vir.


Um estudo realizado pelo Grupo Ageas Portugal e a Eurogroup Consulting Portugal perguntou a 1744 portugueses, entre 9 e 23 de setembro de 2020, a pergunta “Como é que a crise sanitária e económica que enfrentamos influenciará o consumo, hábitos de vida e de trabalho de cada um de nós?”.


As respostas permitiram concluir que os portugueses estão moderadamente otimistas – com uma média de 6,11, numa escala de 0 a 10 – e esperam que o impacto da pandemia se transforme em mudanças positivas no futuro na proteção da saúde, numa alimentação mais saudável, num maior consumo de produtos locais e no apoio da tecnologia.



Em resumo, e apesar de ser um momento de muitas dúvidas, o momento de crise pandémica que estamos a atravessar desperta uma série de aspirações para transformações positivas, que tocam dois níveis. O primeiro relacionado com os valores, prioridades e necessidades de cada um e o segundo relacionado com os comportamentos sociais, o consumo mais racional e mais consciente, a relação com o ambiente e a sustentabilidade, e a transformação duradoura do trabalho, apoiada na tecnologia e no desenvolvimento de competências” diz o estudo.


O confinamento teve um efeito positivo na sustentabilidade, já que 50% dos participantes deste estudo afirmam ter feito alterações no que diz respeito à reciclagem, reutilização e redução do consumo e do uso de plástico.


Estas mudanças estruturais permitem aos portugueses terem uma perspetiva mais positiva em relação à pandemia e às mudanças que esta trouxe e ainda pode trazer. Também sabemos que este é um período delicado para inúmeras pessoas, que viram os seus contextos laborais e pessoais muito alterados. Na impossibilidade de alterar o que não controlamos, resta-nos manter uma atitude positiva face ao presente e ao futuro.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Portugueses estão a adotar mai...Portugueses estão a adotar mais animais de estimação do que a comprarUM INQUÉRITO RECENTE MOSTROU QUE VÁRIOS PORTUGUESES ESTÃO A PREFERIR ADOTAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM VEZ DE COMPRARmaisHomenagem a João Almeida imped...Homenagem a João Almeida impedida pelas autoridades de saúdeCALDAS DA RAINHA E A-DOS-FRANCOS, DE ONDE O CICLISTA É NATURAL, QUISERAM FAZER UMA HOMENAGEM A JOÃO ALMEIDA QUE FEZ HISTÓRIA NO GIRO DE ITÁLIAmaisFilhos de pais separados não v...Filhos de pais separados não vão poder trocar de casa no fim de semanaEXISTEM OUTRAS LIMITAÇÕES E EXCEÇÕES. POR EXEMPLO, QUEM TIVER BILHETES DE ESPETÁCULOS NOUTROS CONCELHOS PODE CIRCULARmaisEleitores americanos dançam en...Eleitores americanos dançam enquanto esperam nas filas para votarENQUANTO ESPERAVAM PARA VOTAR, VÁRIOS ELEITORES AMERICANOS MOSTRARAM OS SEUS MELHORES PASSOS DE DANÇAmaisA Nova Zelândia é um caso de s...A Nova Zelândia é um caso de sucesso contra a pandemia! Os concertos já voltaram!NA NOVA ZELÂNDIA, OS CONCERTOS JÁ SÃO UMA REALIDADE E NÃO UMA MEMÓRIA. DEPOIS DOS ESTÁDIOS COM PÚBLICO E SEM MÁSCARA, É A VEZ DOS CONCERTOS REGRESSAREM.maisÚltima cena de novela da TVI t...Última cena de novela da TVI torna-se viral na InternetA NOVELA "QUER O DESTINO" ESTÁ A CAUSAR VÁRIAS REAÇÕES NA INTERNET DEPOIS DO TIROTEIO NA ÚLTIMA CENAmais"Já pedi conselhos à Maria Joã..."Já pedi conselhos à Maria João Abreu" disse Sara Barradas à RFMA ATRIZ SARA BARRADAS FOI CONVIDADA DO WI-FI DA RFMmaisNovo selo da Áustria resume o ...Novo selo da Áustria resume o ano 2020: coronavírus e papel higiénicoO NOVO SELO DA ÁUSTRIA JUNTA DOIS TEMAS QUE FIZERAM 2020: O CORONAVÍRUS E O PAPEL HIGIÉNICO (POR ESTA ORDEM)maisÉ das músicas mais cantadas do...É das músicas mais cantadas do mundo! Sabes do que falamos?JÁ FOI TRADUZIDA EM 18 LÍNGUAS DIFERENTES E É CANTADA SEMPRE QUE ALGUÉM CELEBRA MAIS UM ANO DE VIDA. MAS, SERÁ QUE SABES A ORIGEM DO "PARABÉNS A VOCÊ?"mais
Top