A ilha do Porto Santo é muito conhecida e famosa pelo seu areal extenso e dourado e águas amenas, que, para todos os seus visitantes, faz lembrar o paraíso. Por isso, não é assim de estranhar que esta ilha seja distinguida internacionalmente por tudo aquilo que oferece a quem lá vive e a quem a visita.


É um tremendo orgulho para todos os portugueses que a ilha do Porto Santo receba, esta quarta-feira, o galardão de Reserva da Biosfera da UNESCO.



O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática referem que a candidatura da ilha de Porto Santo a esta rede foi aprovada pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa “O Homem e a Biosfera - MAB” da UNESCO.


“As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização” lê-se em comunicado.


Com esta distinção internacional, a ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, junta-se ao número de reservas portuguesas inscritas neste programa. As Reservas da Biosfera Portuguesas já inscritas nesta Rede Mundial são Boquilobo (Corvo, Açores), Graciosa (Açores), Flores (Açores), Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês-Xurés (Portugal/Espanha), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira) Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Portugal/Espanha), Fajãs de São Jorge (Açores), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha) (2016) e Castro Verde (Alentejo).


Pedro Fernandes, animador do Café da Manhã da RFM e um eterno apaixonado pela ilha do Porto Santo, demostrou a sua felicidade por ver esta região portuguesa ser distinguida além-fronteiras.



É, sem dúvida nenhuma, um grande orgulho ver a ilha do Porto Santo receber este galardão de Reserva de Biosfera da UNESCO, que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região, ao nível da sua biodiversidade e preservação, e também levar o seu nome muito mais além.