É uma perdição para milhares de pessoas e há quem não passe um dia sem comer um bom quadrado de chocolate... ou dois! Este já foi, em tempos, um medicamento e, atualmente, tem alguns benefícios para a saúde: ajuda a reduzir os níveis do "mau" colesterol, atenua o risco de doenças cardiovasculares e, entre outros, reduz o stress. Por vezes, as mulheres não lhe resistem, mas os homens também não ficam nada atrás.


Assim, a pergunta que impera no Dia Mundial do Chocolate, assinalado a 7 de julho, é: quem come mais chocolate? Serão os homens ou as mulheres?



Um estudo da TGI da Marktest indica que as mulheres são as maiores consumidoras de chocolate. De entre mais de 5,3 milhões de portugueses, as mulheres apresentam a percentagem mais elevada de consumo deste alimento (65%) contra 58,1% registada pelos homens.


Até aos 54 anos, o chocolate é um dos alimentos mais consumidos, com 68,4% registados, enquanto que, a partir dessa idade, o seu consumo decresce para 55,6%.


Mas, estes resultados não são de estranhar, já que cada português come, em média, um quilo e meio de chocolate por ano.


Fora de Portugal, a tendência mantém-se. Para além de sonharem com chocolate durante o dia, as mulheres são também as maiores consumidoras em comparação com os homens.


Seja de leite, preto, branco, com amêndoas ou caramelo ou do mais simples que há, o chocolate é, sem dúvida, a guloseima preferida.

E, no Dia Mundial do Chocolate, não há mesmo culpas nenhumas em comer um pedaço com alguma moderação!