A partir desta sexta-feira, a circulação entre concelhos do nosso país está limitada. Para além de ter restringido as deslocações devido ao fim de semana dos finados, o Governo decretou, esta quinta-feira, a suspensão das competições desportivas não profissionais.



Nos próximos dias, até dia 2 de novembro, as competições desportivas não profissionais estão canceladas, mantendo-se somente a realização dos jogos de futebol das I e II Ligas de Futebol.


“A decisão de suspender as atividades não profissionais foi reafirmada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e apelamos à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir”, lê-se no comunicado conjunto das federações de andebol, rugby, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol.


A I e a II Ligas de futebol mantêm a sua calendarização habitual, sendo que as equipas vão entrar em campo entre esta sexta-feira e segunda-feira. Já o andebol, rugby, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol não profissional vão alterar e reajustar as datas das próximas jornadas.


A suspensão das competições não profissionais insere-se também nas restrições impostas para evitar a propagação do novo coronavírus e travar o contágio o mais rápido possível, neste fim de semana dos finados.


Esta não é a primeira vez que a pandemia de Covid-19, em Portugal, leva à suspensão das competições desportivas, tanto profissionais como não profissionais. Em março, as competições foram também canceladas, tendo sido algumas retomadas perto de setembro.