Muitos de nós fomos, desde pequeninos, habituados a ter o nosso mealheiro para guardar algum dinheiro. Não é por isso de estranhar que milhares de pessoas cresçam com essa preocupação e atenção.



Apesar de esta ser uma preocupação de muitos portugueses, Portugal é o 5.º país europeu onde menos se consegue poupar. Este é o resultado do estudo da “Intrum ECPR - European Consumer Payment Report 2020, white paper COVID-19” que envolveu 5 mil pessoas de 24 países diferentes e que avaliou como a Covid-19 está a afetar as finanças dos consumidores europeus.


Os resultados são claros:

As famílias com filhos são as que menos conseguem poupar devido à pandemia que se vive (60%), em comparação com aquelas que não têm filhos (40%). As pessoas entre os 38 e 44 anos e os 55 e 64 anos admitem que se mostram pouco confiantes em conseguir economizar a longo prazo, de forma a garantir uma boa reforma.


Desde que a pandemia de Covid-19 se instalou no mundo, a Polónia é o país que mais está a sentir a crise que daí surgiu, ocupando o primeiro lugar da lista de países que menos conseguem poupar (64%). Depois da Polónia, estão a Hungria (56%), Itália (53%), a Grécia (52%) e, na 5.ª posição, Portugal (48%), que contrasta com a Dinamarca (18%), onde o impacto da pandemia nas poupanças não está a ser sentido.


"Enquanto uns estão a enfrentar uma realidade difícil, estão a sofrer cortes salariais ou até mesmo a perder os seus empregos, mas continuam com as mesmas despesas para pagar, outros, aqueles que não viram os seus rendimentos diminuídos, estão com um nível de poupança inigualável nos últimos anos" explica o diretor geral da Intrum Portugal, Luís Salvaterra, em comunicado.


A verdade é que a pandemia de Covid-19 afetou de forma diferente as finanças e os hábitos de consumo dos portugueses e é, por isso, mais importante do que nunca promover o ato de poupar. É este o objetivo deste estudo e do Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de outubro.


Num ano difícil e exigente como tem sido 2020, o Dia Mundial da Poupança pretende consciencializar as pessoas acerca da necessidade de poupar e da sua importância para dar resposta a futuras dificuldades financeiras.