Portugal é o 5.º país europeu onde menos se consegue poupar

OS PORTUGUESES ESTÃO A POUPAR MENOS DO QUE ANTES DA PANDEMIA DE COVID-19, O QUE LEVA PORTUGAL A OCUPAR O 5.º LUGAR DOS PAÍSES ONDE MENOS SE POUPA

Madalena Costa


Muitos de nós fomos, desde pequeninos, habituados a ter o nosso mealheiro para guardar algum dinheiro. Não é por isso de estranhar que milhares de pessoas cresçam com essa preocupação e atenção.



Apesar de esta ser uma preocupação de muitos portugueses, Portugal é o 5.º país europeu onde menos se consegue poupar. Este é o resultado do estudo da “Intrum ECPR - European Consumer Payment Report 2020, white paper COVID-19” que envolveu 5 mil pessoas de 24 países diferentes e que avaliou como a Covid-19 está a afetar as finanças dos consumidores europeus.


Os resultados são claros:

As famílias com filhos são as que menos conseguem poupar devido à pandemia que se vive (60%), em comparação com aquelas que não têm filhos (40%). As pessoas entre os 38 e 44 anos e os 55 e 64 anos admitem que se mostram pouco confiantes em conseguir economizar a longo prazo, de forma a garantir uma boa reforma.


Desde que a pandemia de Covid-19 se instalou no mundo, a Polónia é o país que mais está a sentir a crise que daí surgiu, ocupando o primeiro lugar da lista de países que menos conseguem poupar (64%). Depois da Polónia, estão a Hungria (56%), Itália (53%), a Grécia (52%) e, na 5.ª posição, Portugal (48%), que contrasta com a Dinamarca (18%), onde o impacto da pandemia nas poupanças não está a ser sentido.


"Enquanto uns estão a enfrentar uma realidade difícil, estão a sofrer cortes salariais ou até mesmo a perder os seus empregos, mas continuam com as mesmas despesas para pagar, outros, aqueles que não viram os seus rendimentos diminuídos, estão com um nível de poupança inigualável nos últimos anos" explica o diretor geral da Intrum Portugal, Luís Salvaterra, em comunicado.


A verdade é que a pandemia de Covid-19 afetou de forma diferente as finanças e os hábitos de consumo dos portugueses e é, por isso, mais importante do que nunca promover o ato de poupar. É este o objetivo deste estudo e do Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de outubro.


Num ano difícil e exigente como tem sido 2020, o Dia Mundial da Poupança pretende consciencializar as pessoas acerca da necessidade de poupar e da sua importância para dar resposta a futuras dificuldades financeiras.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Quem gosta mais de chocolate: ...Quem gosta mais de chocolate: homens ou mulheres?HÁ QUEM NÃO PASSE UM DIA SEM COMER UM CHOCOLATINHO, MAS SERÁ QUE OS HOMENS SÃO MAIS GULOSOS? OU SÃO AS MULHERES?maisMais de 80% de portugueses inq...Mais de 80% de portugueses inquiridos defendem recolher obrigatórioNUMA SONDAGEM REALIZADA RECENTEMENTE, A MAIORIA DOS PORTUGUESES INQUIRIDOS DEFENDE A IMPOSIÇÃO DO RECOLHER OBRIGATÓRIOmaisSe 2020 fosse um filme, este e...Se 2020 fosse um filme, este era o trailer!SE HOUVESSE UM FILME SOBRE O ANO 2020 ESTE SERIA O TRAILER E JÁ CONTA COM MAIS DE 4 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕESmaisSe Joe Biden vencer as eleiçõe...Se Joe Biden vencer as eleições americanas, estes serão os desafios que tem de enfrentarOS ESTADOS UNIDOS (E O MUNDO) VÃO CONHECER O NOVO PRESIDENTE NO PRÓXIMO DIA 3 DE NOVEMBROmaisMilhares de pessoas juntam-se ...Milhares de pessoas juntam-se para ver canhão da Nazaré sem distanciamentoSEM DISTANCIAMENTO FÍSICO, MILHARES DE PESSOAS JUNTARAM-SE ESTA MANHÃ PARA VER AS ONDAS GIGANTES NA NAZARÉmaisInês Lopes Gonçalves disse à R...Inês Lopes Gonçalves disse à RFM que convidado gostava de receber no "5 para a meia noite"INÊS LOPES GONÇALVES FOI CONVIDADA DO LIVE DE FACEBOOK E YOUTUBE DO WI-FI DA RFMmaisEsta fotografia de enfermeiros...Esta fotografia de enfermeiros portugueses vence prémio!UMA FOTOGRAFIA QUE MOSTRA A UNIÃO ENTRE ENFERMEIROS PORTUGUESES EMOCIONOU A INTERNET E CONQUISTOU O PRIMEIRO LUGAR DE UM CONCURSOmaisO teu sangue é preciso mais do...O teu sangue é preciso mais do que nunca! Reservas estão em baixo desde setembroNÃO HÁ DISTINÇÃO QUANTO AO GRUPO SANGUÍNEO. NESTE MOMENTO, SÃO PRECISOS TODOS OS TIPOS DE SANGUEmaisPorto Santo recebe o galardão ...Porto Santo recebe o galardão da Reserva da Biosfera da UNESCOA DISTINÇÃO DA ILHA DE PORTO SANTO ELEVA PARA 12 O NÚMERO DE RESERVAS DA BIOSFERA PORTUGUESAS NA REDE MUNDIAL DA UNESCOmais
Top