São 5 Instituições de Solidariedade Social e 5 Startups que, na 2ª edição do Programa Mais Ajuda vão receber apoio monetário, formação e visibilidade.

Mais Ajuda, cujo apoio monetário vai permitir o desenvolvimento e expansão dos seus projetos, cuja formação dará acesso a novas ferramentas e workshops de apoio ao desenvolvimento das suas ideias e cuja visibilidade vai permitir dar a conhecer o seu trabalho e angariar possíveis investidores.

Mais Ajuda, que acreditamos que vai fazer a diferença no desenvolvimento de 10 projetos inovadores de apoio aos mais velhos. Tudo com um objetivo em mente: proporcionar um envelhecimento mais digno e feliz em Portugal.


Instituições de solidariedade social vencedoras

AMARA - Associação pela Dignidade na Vida e na Morte

A AMARA desenvolve e implementa um Programa Psicoeducativo de suporte a Cuidadores Informais para minimizar os riscos psicossociais e fisiológicos decorrentes desta atividade.

Pretende:

- facilitar a formação técnica, de cuidados físicos e de posicionamento, complementados por noções da Neuropsicologia que facilitem a deteção de sintomas e sensibilizá-los para a estimulação cognitiva.
- desenvolver capacidades de “escuta ativa”, autocuidado e técnicas de "coping" para a minimização dos riscos de burnout.
- estabelecer Grupos de Entreajuda que permitam o convívio esclarecido e a partilha de vivências e experiências.


Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS)

Este projeto é uma parceria entre a RUTIS e a startup Oficina Tecnológica. A Universidade Sénior Virtual (USV), proporciona a qualquer sénior:

- acesso livre e gratuito a aulas pelo zoom, a cursos online, conferências e outras atividades sócio culturais com os objetivos de diminuir a sua solidão e isolamento;

- mantê-lo ativo em casa e fornece-lhe as bases para o uso da ferramentas informáticas.

O projeto tem um âmbito nacional, com uma participação crescente de alunos e professores brasileiros. Em 2021 tem 1.678 inscritos e 18 aulas com uma média de 55 pessoas por aula síncrona. As ferramentas usadas são o site, o FB e o Zoom.


Centro Social Paroquial de Meãs do Campo

A razão desta candidatura surge da necessidade de apoios para a concretização do projeto "Quinta dos Avós" - um projeto inclusivo que visa a criação de um espaço de lazer, aprendizagem e ao mesmo tempo " curativo da mente e do corpo", e que alia o espaço rural, em que o Centro Paroquial de Meãs do Campo se insere, às tarefas outrora realizadas pelos seniores.

A “Quinta dos Avós” tem como finalidade levar a população sénior institucionalizada a usufruir de um espaço na grande maioria ao ar livre onde vai reviver ou aprender a realizar tarefas relacionadas com o meio rural (alimentação dos animais, agricultura biológica, colheita e recolha dos produtos produzidos na quinta, etc.).

Geograficamente, A “Quinta dos Avós” vai ser implementada numa zona marcadamente rural, onde a maior parte da população vivia e ainda vive do trabalho no campo. É, por isso, o local ideal para a implementação do projeto, fomentando a sua durabilidade.

A “Quinta dos Avós” também vai ter a capacidade de integrar séniores de meios urbanos, com o intuito de adquirirem novos conhecimentos e experiências.


Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa candidatou-se com Programa de “Apadrinhamento” entre jovens da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa e séniores de localidades com elevado número de isolamento social e exclusão digital de idosos.


Vai ser um projeto de âmbito nacional, em parceria com 5 Estruturas Locais da Cruz Vermelha Portuguesa, para que exista representatividade geográfica e uso do know-how e ferramentas, destas equipas, com experiência na área inter geracional.


O projeto a desenvolver em 18 meses, vai ter 7 fases:

- preparação/planeamento

- divulgação/seleção das 5 Estruturas Locais da Cruz Vermelha Portuguesa

- planeamento/preparação locais

- desenho/desenvolvimento do programa

- capacitação dos/as técnicos/as e voluntários/as

- implementação do programa

- avaliação e follow-up


Misericórdia de Pampilhosa da Serra

A candidatura visa a implementação de um Projeto que rumo ao envelhecimento ativo, de uma forma inovadora.

É um projeto de intervenção ocupacional pós-pandemia que pretende dar “voz” aos idosos da instituição estimulando o contacto com os idosos das Aldeias! O projeto é uma Rádio Sénior com sintonização FM, com a finalidade de divulgar conteúdos preparados por idosos das instituições particulares de solidariedade social locais e por idosos da comunidade.

Pretende-se, com este projeto, criar uma simbiose que:

- junta conhecimento, informação e tradição

- desperta e estimula sentidos

- reaviva sonhos e memórias

- promove distração, contacto pessoal e coesão social

- provoca emoções e traz sensações que contribuem para um envelhecimento ATIVO, onde os idosos não são meros recetores de ação, mas são os protagonistas da mesma!

Startups vencedoras


Associação 55 Mais

A 55 Mais é uma associação que valoriza as pessoas com mais de 55 anos e profissionalmente inativas. Através de uma plataforma humana de base tecnológica que:

- oferece serviços variados e comunitários (jardinagem, pequenas reparações, comida ao domicílio, …), que promovem relações de partilha comunitária e preservam o nível de autonomia e independência, prevenindo situações de isolamento

- ajuda a prestar serviços de qualidade e confiança, garantindo a estas pessoas uma vida mais ativa, saudável e integrada na comunidade com uma remuneração extra.


Associação Juvenil Transformers

O Projeto Escolas de Superpoderes (ESP) já ganhou dezenas de prémios, e é Metodologia de Referência da Fundação Calouste Gulbenkian, com impacto validado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Através das ESP, a Associação Juvenil Transformers ausculta o que o público-alvo (crianças e jovens em risco e seniores isolados) gostava de aprender e, com apoio de mentores voluntários, dinamiza aulas semanais de diferentes talentos durante um ano letivo. O grande objetivo é trabalhar a consciência social dos grupos, que terão que dinamizar uma ação de retorno à comunidade (payback).

Este retorno à comunidade faz-se através do projeto apresentado pela Associação Juvenil Transformers, que visa:

- o combate ao isolamento e solidão de idosos (via ofertas de atividades ocupacionais/ lúdicas, voluntariado, etc.)

- a promoção de saúde mental dos idosos (através de terapias, criação de laços/ redes sociais, etc.)

- a formação de idosos em diversas áreas de interesse (ex.: universidades séniores, promoção de literacia, etc.)

- a Promoção da literacia digital/ tecnológica dos idosos (através de programas, voluntariado, etc.)


Careceiver

A Careceiver é uma solução que pode mudar a vida de milhões de cuidadores informais na Europa. Por conhecer as dificuldades de cuidar de familiares com uma doenças crónicas, a Careceiver sabe como pode ajudar os cuidadores. A APP apresentada simplifica o processo de partilha de informações entre a rede de cuidadores e permite que todos tenham acesso a informações vitais do paciente a qualquer instante.

Este projeto também ajuda na promoção de saúde mental dos idosos (através de terapias, criação de laços/ redes sociais, etc.)


SeniorBiz

A Seniorbiz é uma plataforma SaaS que permite a Estruturas Residenciais, Casas de Repouso, Centros de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário planear, acompanhar e organizar todos os cuidados prestados a idosos.

Os principais objetivos são o corte de custos, redução de papel, evitar erros e aumentar a capacidade da equipa. No final, as instituições podem melhorar a satisfação dos seus utentes e respetivas famílias.


Todo o processo do Plano Individual de Cuidados, Plano de atividades e Registos Individuais do Utente podem ser realizados na plataforma.

As famílias podem através da APP mobile acompanhar essa informação e trocar mensagens e imagens/vídeos com a instituição.


Wisify Tech Solutions

A missão da Wisify é “ajudar os profissionais a melhorar a vida das pessoas”.

Neste enquadramento, e como Spin-off da Universidade do Porto (onde foi criado o primeiro protótipo), a Wisify Tech Solutions pretende adaptar uma tecnologia digital patenteada numa solução focada na avaliação preventiva da Sarcopenia. Isso será feito através dum projeto inovador e com profundo impacto na qualidade de vida dos idosos.

Nunca é de mais relembrar que este sucesso só foi possível com o teu contributo. Mais uma vez, o nosso muito obrigado!