A pandemia de Covid-19 alterou milhares de vidas e negócios e a dois meses do final do ano, em que se fazem balanços, os estragos económicos são grandes. Numa altura em que as prioridades são outras, a iluminação de Natal da região acabou por ficar para segundo plano.


Assim, a Câmara Municipal de Marbella, em Espanha, decidiu dar um grande incentivo às empresas e negócios da zona. Por isso, em vez de investir em iluminação de Natal, vai atribuir esse dinheiro – cerca de 700 mil euros - a 2 mil empresas locais, através de um concurso público.


"As novas medidas que foram adotadas pelo governo central, com a declaração do estado de emergência e o estabelecimento de um recolher obrigatório, levam-nos a reformular e a acomodar algumas estratégias neste último trimestre do ano" explicou a presidente da Câmara Municipal, Ángeles Muñoz.



O aumento acentuado de casos de Covid-19 verificou-se também em Espanha, e acabou por fazer com que a Câmara Municipal de Marbella pensasse em novas estratégias para ajudar as empresas locais.


"Pensávamos que ia ser um período de recuperação económica, mas infelizmente a evolução da pandemia não o está a permitir. Por conseguinte, é necessário apoiar as empresas que estão a ser seriamente afetadas por esta crise" explicou a autarca.


Mas, não quer isto dizer que as ruas de Marbella não vão ficar decoradas. As principais ruas do munícipio vão receber algumas iluminações de Natal, mas a prinicipal luz vai ser oferecida às empresas locais que tanto precisam de apoio.