É prática, adapta-se facilmente ao gosto de cada um e salva-nos naqueles dias em que as horas de almoço encurtam com a quantidade de coisas que temos para fazer. Hoje, 3 de novembro, celebra-se o seu dia: Dia da Sanduíche.


A sua origem é atribuída a John Montagu (1718-1792), quarto Conde de Sandwich, que gostava muito de jogar uíste, um jogo de cartas popular entre os britânicos, e quase não se levantava da cadeira para não perder um jogo. Nem mesmo para comer. E assim surgiu a ideia de juntar duas fatias de pão com um recheio à escolha: desde carne, enchidos, ovo, tomate.

John Montagu ter-se-á lembrado de pedir que colocassem carne entre duas fatias de pão e o servissem na mesa onde se encontrava.



Todos os presentes admiraram a solução encontrada pelo Conde de Sandwich, cujo nome passou a ser associado a esta ‘forma’ de comer, que até se tornou tendência nas reuniões aristocráticas.


Em Portugal também chamamos sandes, numa redução da palavra sanduíche.

Atualmente, a sanduíche reinventou-se e apresenta-se sob diferentes formas. Com ingredientes sofisticados ou mais simples, em pão de forma ou de carcaça, haja criatividade no momento da sua criação. Será a francesinha, uma versão (muito) mais elaborada da sanduíche?