Sabias que a sanduíche surgiu da preguiça de um conde?

TUDO COMEÇOU COM UM VÍCIO PELO JOGO DE CARTAS. E ASSIM SURGIU A SALVAÇÃO DAS HORAS CURTAS DE ALMOÇO: A SANDUÍCHE

Jéssica Santos


É prática, adapta-se facilmente ao gosto de cada um e salva-nos naqueles dias em que as horas de almoço encurtam com a quantidade de coisas que temos para fazer. Hoje, 3 de novembro, celebra-se o seu dia: Dia Mundial da Sanduíche.


A sua origem é atribuída a John Montagu (1718-1792), quarto Conde de Sandwich, que gostava muito de jogar uíste, um jogo de cartas popular entre os britânicos, e quase não se levantava da cadeira para não perder um jogo. Nem mesmo para comer. E assim surgiu a ideia de juntar duas fatias de pão com um recheio à escolha: desde carne, enchidos, ovo, tomate.

John Montagu ter-se-á lembrado de pedir que colocassem carne entre duas fatias de pão e o servissem na mesa onde se encontrava.



Todos os presentes admiraram a solução encontrada pelo Conde de Sandwich, cujo nome passou a ser associado a esta ‘forma’ de comer, que até se tornou tendência nas reuniões aristocráticas.


Em Portugal também chamamos sandes, numa redução da palavra sanduíche.

Atualmente, a sanduíche reinventou-se e apresenta-se sob diferentes formas. Com ingredientes sofisticados ou mais simples, em pão de forma ou de carcaça, haja criatividade no momento da sua criação. Será a francesinha, uma versão (muito) mais elaborada da sanduíche?


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Burger King faz apelo inespera...Burger King faz apelo inesperado: “Encomendem no McDonald's”O BURGER KING QUER QUE A UNIÃO FAÇA A FORÇA E APELOU AOS CLIENTES PARA QUE ENCOMENDASSEM NO SEU PRINCIPAL RIVAL: O MCDONALD'SmaisPortugal eleito o melhor desti...Portugal eleito o melhor destino da Europa pelo 4º ano consecutivoPORTUGAL É ELEITO PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO O MELHOR DESTINO DA EUROPA E RECEBE MAIS DE 20 "ÓSCARES" DO TURISMOmaisEm vez de investir em iluminaç...Em vez de investir em iluminação de Natal, Marbella oferece 700 mil euros a empresas locaisA CÂMARA MUNICIPAL DE MARBELLA DECIDIU REDUZIR O INVESTIMENTO EM ILUMINAÇÕES DE NATAL PARA AJUDAR AS EMPRESAS LOCAISmais"A gente vai aguentar" a músic..."A gente vai aguentar" a música que todos temos de cantarPEDRO FERNANDES FAZ MÚSICA PARA TODOS CANTARMOS EM MAIS UM MOMENTO QUE DESAFIA A RESISTÊNCIA DOS PORTUGUESES: "A GENTE VAI AGUENTAR"maisMadeira eleita o melhor destin...Madeira eleita o melhor destino insular da EuropaPELA SÉTIMA VEZ, A MADEIRA É ELEITA O MELHOR DESTINO INSULAR DA EUROPA 2020, NOS PRÉMIOS MUNDIAIS DE TURISMO WORLD TRAVEL AWARDSmaisEslováquia testou metade da po...Eslováquia testou metade da população (mais de 2,5 milhões de habitantes) num só diaO GOVERNO ESLOVACO QUER TRAVAR O AUMENTO DE CASOS E EVITAR UM CONFINAMENTO GERALmaisPianista não pára de tocar na ...Pianista não pára de tocar na rua durante os confrontos violentos em BarcelonaTORNOU-SE VIRAL O VÍDEO DE UM HOMEM QUE TOCAVA NA RUA ENQUANTO VÁRIAS PESSOAS SE MANIFESTAVAM CONTRA AS MEDIDAS RESTRITIVAS IMPOSTAS PELO GOVERNO CATALÃOmaisEste Natal voltamos a contar c...Este Natal voltamos a contar com a tua ajudaJÁ SÃO CONHECIDOS OS VENCEDORES A QUEM O LIDL E A RFM VÃO ENTREGAR OS 333 MIL EUROS DA 2ª EDIÇÃO DO PROGRAMA MAIS AJUDAmaisMotoGP em Portimão não vai ter...MotoGP em Portimão não vai ter público nas bancadasA POLÉMICA CAUSADA NO GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 LEVOU O PRIMEIRO-MINISTRO A PROIBIR A ENTRADA DE PÚBLICO NO MOTOGP, EM PORTIMÃOmais
Top