Há vários temas e assuntos que colocam as pessoas a tremer por dentro e com alguma ansiedade. Para umas, podem ser as filas intermináveis do trânsito, para outras são as filas de supermercado ou chegar atrasado a uma reunião. Mas, por acaso, sabes qual é o assunto que mais causa stress às pessoas, na sua maioria?


Um estudo realizado no Reino Unido analisou mais de 2 mil pessoas e os eventos que, se acontecessem, mais lhes causariam stress ou afetariam as suas vidas.


Depois de analisar os homens e as mulheres, os investigadores chegaram à conclusão de que a morte do conjuge, de um parente ou de um amigo é aquilo que mais causa stress aos inquiridos. A seguir a este acontecimento, vem um possível encarceramento num carro, uma inundação ou incêndio, uma doença grave e ser despedido no trabalho.



Mas, tudo depende da idade! O estudo avaliou as diferentes idades dos participantes e chegou à conclusão de que as preocupações ou os acontecimentos são mais stressantes à medida que as pessoas envelhecem.


Para aqueles com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, a maior situação de stress induzido pela vida foi a perda de um smartphone e a chegada de um primeiro filho. Já os restantes, a morte de alguém próximo e querido é aquilo que os deixa mais stressados.


De uma forma geral, o estudo chegou também à conclusão de que as mulheres têm mais dificuldades em lidar com o stress do que os homens. No entanto, para ambos, o maior stress diário acontece durante as idades de maior trabalho, entre os 35 e os 54 anos.


Muitas vezes, os altos níveis de stress diários acabam por influenciar a felicidade e a vida de milhares de pessoas. O stress excessivo pode levar à ansiedade e pode ter graves repercussões no coração, nos pulmões e na circulação sanguínea. Por isso, é importante que cada um de nós seja consciente do stress que experiencia diariamente ou ao qual está exposto.


No Dia da Consciencialização do Stress, assinalado a 4 de novembro, tira algum tempo para ti e afasta-te das maiores fontes de stress que tens na tua vida. O teu bem-estar está em primeiro lugar e, em tempos difíceis como aqueles que vivemos atualmente, é importante identificares as pressões individuais aos quais está sujeito e arranjares formas de os ultrapassar para cuidares, o máximo possível, de ti!