São quatro os filmes portugueses que estão nomeados para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional na 93.ª edição dos Óscares, em abril de 2021.


Listen”, de Ana Rocha de Sousa, “Mosquito”, de João Nuno Pinto, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa. Um deles vai entrar na corrida aos Óscares.

A escolha foi feita por um comité de pré-seleção - composto pelo realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles, a atriz Isabel Abreu, o realizador Lauro António, o diretor de fotografia Miguel Sales Lopes, a realizadora Monique Rutler e o ator e realizador Welket Bungué - e anunciada esta segunda-feira, em comunicado.

Listen” é um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família portugueses que vive em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos.



"Mosquito" conta a história de Zacarias, um jovem português sedento por viver aventuras heroicas durante a Primeira Guerra Mundial.



Patrick” retrata o caso de um jovem adulto em Paris, de quem se descobre a verdadeira identidade. Patrick afinal é Mário, um português que tinha sido raptado e separado da família, em Portugal, aos 12 anos.



Vitalina Varela” conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral.



Estes quatro filmes passarão, agora, por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre entre os dias 2 e 15 de novembro.