As carruagens do metro ou os autocarros conseguem ser, às vezes, uma verdadeira animação. De um lado, ouves uma conversa entre amigas, do outro uma conversa ao telefone e à frente há uma pessoa muito animada com música para todos ouvirem.


Agora, a realidade pode estar prestes a mudar. Imagina que para além de ouvires a voz do metro a dizer “próxima estação”, ouves “silêncio, sempre”.

Esta é a recomendação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol para reduzir o risco de ficar infetado pelo novo coronavírus.

A próxima vez que fores andar de metro, de comboio ou de autocarro lembra-te que o segredo é não falar. Nem mesmo ao telemóvel. Isto porque pode haver transmissão aérea do vírus responsável pela Covid-19, através de aerossóis, pequenas gotículas que ficam suspensas no ar durante minutos ou horas, e se não houver ventilação na maioria dos transportes públicos, o risco de contágio é maior.



Por isso, agora a máscara e o silêncio podem ser a tua maior arma contra o novo coronavírus. "Em silêncio e com uma máscara bem ajustada, o risco de contrair o vírus é muito baixo”, afirmou uma cientista do CSIC, durante uma entrevista a um programa da estação de rádio da Catalunha RAC1.


Ainda não existe um consenso em relação à disseminação do vírus. Por um lado, a Organização Mundial da Saúde diz que as gotículas são a principal forma de transmissão do novo coronavírus. Por serem relativamente grandes, não ficam em suspensão no ar muito tempo, caem ao fim de uns segundos e podem viajar até cerca de dois metros — daí a recomendação da distância física.


Por outro lado, alguns investigadores referem que a principal forma de transmissão do vírus são os aerossóis. A OMS admite que os aerossóis podem ter um papel preponderante em ambientes fechados, com má ventilação e muitas pessoas. Por agora, estão a ser realizados estudos para perceber o papel dos aerossóis na transmissão do novo coronavírus.

E até lá, o melhor será seguir a recomendação do Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol. Máscaras mais justas e silêncio.