Em tempos difíceis, a união faz força. Como se adivinham dias árduos para todos nós, até para os pequenos e grandes negócios, a solidariedade entre setores é uma das mais-valias.


Vários restaurantes do Porto e de Lisboa decidiram juntar-se e apelar às pessoas para que visitem a concorrência, com o objetivo de sensibilizá-las para a importância de garantir que estes negócios continuem de portas abertas.


A ideia partiu do restaurante portuense Lado B, antes mesmo de ter sido conhecida, esta segunda-feira, uma campanha parecida do Burger King, que pede às pessoas para consumirem no Mc’Donalds.


O restaurante Lado B partilhou uma publicação no Facebook, em que pede “Vamos todos ajudar os restaurantes” e sugere a ida a vários outros estabelecimentos rivais.



Já o restaurante Nogueira’s partilhou uma publicação a pedir às pessoas que, caso não queiram ir ao próprio restaurante, experimentem o “Flow” ou o “Guilty”, entre outros.



Por Lisboa, o restaurante "O Batista" aderiu também a esta iniciativa, dizendo que "todos seremos sempre mais fortes quanto mais juntos e apoiados estivermos" e sugeriu uma lista de restaurantes para que as pessoas continuem a almoçar ou a jantar fora com toda a segurança.



Na sua maioria, os restaurantes revelam que, em circunstâncias normais, não fariam pedidos parecidos a estes, mas, neste momento, “o importante é ir”, já que todos precisam “do seu contributo para sobreviver”.


A partir desta quarta-feira, dia 4 de novembro, os restaurantes estão obrigados a fechar às 22h30, tendo em conta as novas medidas de restrição impostas pelo Governo em 121 concelhos.


Tal como tantos outros setores, a restauração está a ser muito afetada pela pandemia e é em alturas difíceis como esta que a união, a entreajuda e o apoio mútuo são mais fortes do qualquer concorrência.